Cidade de Deus: A Luta Não Para, o spin-off do premiado filme de mesmo nome, baseado na obra do escritor Paulo Lins, chega em breve ao catálogo da MAX. A trama, que se passa vinte anos depois dos acontecimentos do longa-metragem dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, parte da perspectiva de Buscapé (Alexandre Rodrigues), para retratar o impacto dos conflitos entre policiais, traficantes e milicianos na vida dos moradores da comunidade.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
No entanto, apesar de ser ambientada na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro, a série foi filmada em São Paulo, mais precisamente, na Zona Sul da capital paulista. Em uma entrevista publicada na Veja São Paulo em 2023, Andrea Barata Ribeiro, produtora da série, confirmou que a motivação foi, sobretudo, técnica: "Nossa estrutura [da O2 Filmes] está em São Paulo. Após a pesquisa de locação, vimos que era possível filmar aqui" disse.
Além disso, há uma questão de segurança pública. Durante uma coletiva de imprensa realizada na edição de 2023 da Rio2C, Fernando Meirelles, que também assume a produção ao lado de Andrea, destacou que gravar em comunidades do Rio - que, para remontar a Cidade de Deus, vale dizer, também precisa ser uma comunidade horizontalizada -, "é mais difícil":
"Os acordos… Aqui [no Rio de Janeiro], desculpa falar isso, cariocas, é um pouco menos organizado. São menos sólidas essas relações que s…
Cidade de Deus: Em que ano se passam os acontecimentos da nova série derivada?
Quais atores de Cidade de Deus retornam para a série derivada, que chega em breve ao streaming?