Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado após sequestro, revela diretor

O cineasta palestino Hamdan Ballal foi libertado nesta terça-feira (25) após ser agredido e sequestrado pelo exército israelense na segunda-feira (24)

25 mar 2025 - 18h04
Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado após sequestro, revela diretor
Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado após sequestro, revela diretor
Foto: Monica Schipper/Getty Images / Contigo

O cineasta Yuval Abraham, vencedor do Oscar pelo documentário Sem Chão, usou as redes sociais nesta terça-feira (25) para informar que co-diretor do projeto, o palestino Hamdan Ballal, foi libertado. Ele havia usado seu perfil no X (antigo Twitter) para denunciar que o amigo teria sido agredido e sequestrado por soldados de Israel.

"Depois de ficar algemado a noite toda e espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família", declarou.

Publicidade

Entenda o caso

Na segunda-feira (24), Yuval Abraham, um dos diretores do documentário Sem Chão, vencedor do Oscar 2025, contou nas redes sociais que o co-diretor do projeto, o palestino Hamdan Ballal, teria sofrido um ataque em casa e fora sequestrado.

"Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então", informou no X, antigo Twitter.

Pouco depois, o cineasta explicou que Hamdan havia sido agredido e espancado, mas não assassinado. "Ele está ferido e detido em uma delegacia de polícia em um assentamento. Eles não deixaram seu advogado falar com ele ainda, então não sabemos mais", escreveu.

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se