Alane teve uma crise de choro na eliminação do BBB24. Internautas concluíram que ela sofre das mesmas pressões que Nina, protagonista de Cisne Negro, o que a deixou distante do prêmio.
Vencedor do Oscar de melhor atriz em 2011, 'Cisne Negro' é um dos filmes mais emblemáticos da carreira de Natalie Portman. Dirigido por Darren Aronofksy, o suspense com toques de drama e terror conta a história de uma bailarina que tenta manter a sanidade enquanto lida com as pressões que sofre da mãe, uma ex-bailarina, e do professor. A premissa foi o suficiente para que muitos associassem o filme à ex-BBB Alane Dias, última eliminada do BBB24 neste domingo (14).
Durante sua eliminação, Alane protagonizou um momento que assustou os fãs do reality. Antes de deixar a casa em Curicica, a paraense teve uma crise de choro, e se batia dizendo: "Eu sou péssima, eu sou horrível, eu sou a pior pessoa do mundo. Eu vou me esconder! Eu vou me esconder de todo mundo. Eu vou embora. Eu sou uma vergonha para a minha mãe".
O momento causou preocupação tanto no público quanto nos colegas de confinamento. Após deixar a casa, a sister ouviu palavras de conforto de Tadeu Schmidt, que garantiu a ela que sua mãe sentia orgulho: "Seus dias foram lindos lá dentro. Péssima você nunca será! Sua mãe está morrendo de orgulho de você! Está, sim, eu estou falando e eu sei. Não fale o contrário, por favor. Não diga que você vai se esconder! Você vai aparecer como nunca!"
Nas redes sociais, a preocupação veio acompanhada de teorias da conspiração, com muitos ressaltando o fato de a mãe de Aline Dias, mãe de Alane, ser professora de balé, e sugerindo que isso teria relação com uma certa pressão que a mãe poderia exercer sobre a filha. Vale lembrar que Alane também já participou de concursos de miss, conquistando o título de Rainha das Rainhas do carnaval do Pará aos 18 anos.
Foi justamente a relação com a mãe que gerou comparações entre o momento de crise de Alane e o filme de Natalie Portman.
Qual é a conexão entre Alane e Cisne Negro?
No filme, acompanhamos a história de Nina (Portman), uma bailarina esforçada da Companhia de Balé de Nova York que luta para manter sua sanidade após obter o papel principal na peça Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky. Ela mora com a mãe, Erica (Barbara Hershey), uma ex-bailarina obsessiva que exerce um controle sufocante sobre a filha, e lida também com as pressões do instrutor, Thomas Leroy (Vincent Cassel), enquanto compete com a novata Lily (Mila Kunis) para impressioná-lo e manter sua posição na companhia.
Internautas apontaram que a busca de Nina pela perfeição no filme, impulsionada pela pressão que a mãe faz sobre ela, é muito semelhante ao discuso de Alane, que aparentava ter medo de decepcionar a mãe por não conseguir chegar à final do reality.
Durante o Bate-Papo BBB, com Thais Fersoza e Ed Gama, Alane contou um pouco mais sobre a sua rotina com a dança: "Eu faço balé clássico desde os 2 anos de idade [sic]. Minha mãe é minha professora de balé. Eu ia pro balé de tarde e só saía de noite. Dava aula de balé com ela também. Aí o balé virou minha vida, eu não saía. Me expressava dançando", declarou.
As aspas não passaram despercebidas, e tornaram-se mais uma evidência das supostas "semelhanças" entre Alane e Nina. "Junta isso aqui com o vídeo dela se estapeando toda ontem quando saiu e temos praticamente o roteiro completo de Cisne Negro tupiniquim", escreveu uma pessoa no X, antigo Twitter.
No filme, a obsessão de Nina pela perfeição leva a bailarina a extremos. Quanto mais preocupada ela fica com a própria performance, mais sua mente é levada ao limite e ela se vê perseguida por alucinações que a fazem questionar o que é real e o que é produto de sua mente fragmentada. Em resumo, 'Cisne Negro' examina o fato de Nina tornar-se sua própria inimiga durante a busca incessante por perfeição. Para muitos fãs do BBB24, foi essa mesma obsessão que eliminou Alane e a deixou distante do prêmio de quase R$ 3 milhões.
Alane, claro, está longe disso, mas a relação entre a ficção e a realidade é, no mínimo, curiosa, sobretudo se considerarmos que em ambos, a relação com o balé parece ser uma espécie de catalisador.
"A gente vive um turbilhão de sentimentos. Lá dentro, tudo é muito maior", elaborou Alane hoje, em papo com Ana Maria Braga no Mais Você. "Eu crio uma expectativa muito grande, eu me cobro muito. Eu esperava muito chegar na final. Com a frustração de ser eliminada, eu acabei exaltando de uma forma muito maior do que eu pensei que seria. Foi duro. Não gosto nem de olhar, não quero olhar."
Com roteiro de Mark Heyman, Andres Heinz e John J. McLaughlin, e elenco formado por Natalie Portman, Mila Kunis, Vincent Cassel, Barbara Hersey e Winona Ryder, 'Cisne Negro' está disponível para streaming no Star+.