Levante está em exibição nos cinemas, filme brasileiro premiado no Festival de Cannes 2023. Marcando a estreia de Lillah Halla na direção de um longa-metragem, a produção aborda a importante discussão sobre a descriminalização do aborto no Brasil.
No filme, acompanhamos a promissora jogadora de vôlei Sofia (Ayomi Domenica), que enfrenta uma gravidez indesejada e busca um aborto ilegal - se tornando alvo de um grupo fundamentalista religioso determinado a fazer com que ela mude de ideia.
Forte e emocionante, Levante coloca o dedo na ferida da discussão sobre aborto, ainda considerado crime no Brasil. De acordo com o código penal, ele só é permitido aqui por lei (e fornecido gratuitamente pelo SUS) em três situações: quando a mulher corre risco de morte; quando a gravidez é resultado de um estupro ou se o feto for anencefálico. Desta forma, muitas mulheres morrem anualmente recorrendo à alternativas inseguras.
Lillah Halla coloca como protagonista uma mulher negra de periferia para reafirmar a importância e necessidade urgente do aborto legal, seguro e gratuito para todos no Brasil. Além disso, a trama ainda deixa claro como é fundamental uma rede de apoio para essas mulheres e os problemas enfrentados pelo fundamentalismo religioso.
Levante passou por diversos festivais no Brasil e no exterior, inclusive premiado como melhor filme de estreia nas mostras paralelas de Cannes. O filme está sendo muito bem recebido pelo público brasileiro, como mostra uma publ…
Brasil tem 4 filmes no Festival de Cannes 2023: Jude Law estrela produção de diretor brasileiro