Mesmo procurando detalhes escondidos em filmes, pausando, retrocedendo e ampliando cenas, às vezes ficam dúvidas impossíveis de se livrar. É o caso de uma das lendas urbanas mais famosas do cinema - que envolve um clássico do cinema de guerra e um ídolo do faroeste.
Estamos falando de O Mais Longo dos Dias, um dos mais famosos títulos do gênero, comandado por quatro diretores (Ken Annakin, Darryl F. Zanuck, Andrew Marton, Bernhard Wicki e Gerd Oswald) e composto por um elenco de peso que inclui John Wayne, Henry Fonda, Robert Mitchum, Sean Connery, Richard Burton e... Clint Eastwood?
Soldado Eastwood?
Às 2 horas, 14 minutos e 41 segundos do filme, podemos ver um grupo de soldados americanos prontos para atacar uma fortificação alemã. Há fumaça e todos eles têm capacetes na cabeça, mas várias pessoas afirmam reconhecer entre o esquadrão um jovem Clint Eastwood, dois anos antes de Por um Punhado de Dólares, de Sergio Leone.
No entanto, vários fatores parecem apontar para o fato de que, na verdade, não é Eastwood na tela: a maior parte das biografias dedicadas ao ator não mencionam a participação no filme, nem entrevistas, nem as bases de dados de sites como IMDB.
Sobretudo, na época do longa, Clint já era conhecido graças à série Rawhide. Assim, é estranho imaginá-lo desempenhando um papel tão silencioso nesta fa…