'Avatar': As curiosidades dos bastidores que você não sabia

Para aquecer o público para a sequência, o filme retornou aos cinemas nas versões 4K HDR/3D/IMAX.

7 out 2022 - 10h54
(atualizado às 13h11)

Avatar: O Caminho das Águas estreia dia 15 de dezembro nos cinemas e a expectativa é alta para conferir a sequência. 13 anos depois do lançamento do primeiro filme, os fãs mal podem esperar para mergulhar novamente no universo de Pandora. Diante disso, nada mais justo que desvendar algumas curiosidades sobre o longa de James Cameron:

Foto:

A MÚSICA DO LONGA É UMA CRIAÇÃO DO MESMO COMPOSITOR DE “ALIEN” E “TITANIC”

Publicidade

O talento por trás da trilha sonora de “Avatar” é o compositor James Horner, o célebre colaborador que criou duas das trilhas sonoras mais icônicas da história do cinema: “Alien, o Resgate” (1986) e “Titanic” (1997), ambos os filmes dirigidos por Cameron.

Foto:

O ELENCO FEZ UMA VIAGEM DE TREINAMENTO PARA O HAVAÍ ANTES DE COMEÇAR AS FILMAGENS

Na etapa de pré-produção do filme, Cameron levou a equipe para o Havaí, um destino geograficamente semelhante ao ambiente que ele havia imaginado para Pandora, com o objetivo de treiná-los na interação com o espaço. “Tivemos que viver sem tecnologia sofisticada, sem muitos itens ou conforto. Fiquei praticamente nua por três dias, cavando e escalando, e cheia de lama dos pés à cabeça. Eu não tinha itens essenciais, eu dizia: ‘não aguento isso’, e Jim respondia: ‘Vamos, Neytiri, você consegue!’, lembra a atriz Zoe Saldaña, que interpreta Neytiri no filme.

NEYTIRI SE JUNTA A UMA LISTA ICÔNICA DE PERSONAGENS FEMININAS COM A MARCA DE CAMERON

Publicidade

As personagens femininas fortes estão presentes em grande parte dos filmes de Cameron e “Avatar” não é exceção. Como Ellen Ripley em “Alien, o Resgate”, Sarah Connor em “O Exterminador do Futuro” e “O Exterminador do Futuro 2 - O Julgamento Final”, e Rose em “Titanic”, Neytiri combina força, graça, presença atlética, vulnerabilidade e clareza emocional. O diretor sustenta que Saldaña conseguiu capturar todos os aspectos da personagem que ele imaginou, especialmente sua combinação de delicadeza e intensidade, além da incrível destreza física.

PANDORA FOI CONCEBIDO COMO UMA COMBINAÇÃO DE EXOTISMO E FAMILIARIDADE

Ao criar Pandora, Cameron queria que fosse um lugar reconhecível, mas sem perder seu exotismo e características únicas. “Queríamos evitar que as criaturas e a flora fossem semelhantes às da Terra, que fossem diferentes o suficiente para nos lembrar que estávamos em outro mundo, mas, ao mesmo tempo, semelhantes o suficiente para torná-las identificáveis. Árvores com mais de 300 metros de altura e montanhas que parecem flutuar são algumas das paisagens que surpreendem por serem incrivelmente imaginativos e por seu alcance, mas cujas formas e designs surgem de estruturas familiares a todos nós”, explica o cineasta.

Foto:

A FAUNA DE PANDORA TEM UMA RIQUEZA DE DIVERSIDADE

A diversidade animal de Pandora inclui um hexápode semelhante a um cervo, o feroz Titanothere Cabezamartillo, um herbívoro semelhante a um rinoceronte genioso com a cabeça parecida com uma clava, e o Leonopteryx, o rei predador dos céus, um animal voador com listras vermelhas escarlate, amarelas e pretas, e asas que, quando abertas, medem 24 metros. Uma espécie de Pandora menor e mais gentil é o Woodsprite, semelhante a uma água-viva, que balança suas sedosas mechas para flutuar graciosamente no ar à noite.

Paulista, formada em jornalismo e cinema, sempre foi apaixonada por filmes e séries. Aos poucos, começou a escrever suas primeiras críticas e percebeu que poderia transformar o universo da Cultura Pop em sua profissão.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações