O Oscar é uma das premiações mais aguardadas do cinema, e é a estatueta que consagra as grandes produções. Com campanhas que começam meses e meses antes do Oscar em si, sempre há uma expectativa enorme para descobrir quem serão os indicados, os esnobados e, claro, os consagrados da noite.
Porém, assim como tudo na vida, nem sempre as coisas saem como o planejado – e alguns momentos da
grande premiação do cinema ficaram marcadas na história e registradas na memória da galera como grandes babados e gafes.
A primeira delas, que precisava abrir essa lista aqui, foi o erro absurdo do Oscar de 2017, quando Faye Dunaway, anunciou que 'La La Land' – um dos queridinhos da temporada – era o vencedor de Melhor Filme, quando, na verdade, 'Moonlight' era o ganhador da estatueta. Mas as gafes do Oscar não são algo
recente, já há muitos anos já ocorrem erros históricos. Em 1938, a atriz Alice Brady levou o prêmio de Melhor Atriz, mas foi um ano em que ela não quis ir até a cerimônia. Na ocasião, um homem se apresentou como uma espécie de representante dela e levou a estatueta embora. A verdade é que esse homem nunca teve ligação com a atriz e desapareceu com a estatueta.
Em 1974, aconteceu uma situação bizarra que também marcou. Durante o anúncio do grande eleito a Melhor Filme, um homem, completamente nu, entrou no palco e saiu correndo. Esse homem, que se chamava Robert Opel, era defensor da causa gay e entrou fingindo ser um jornalista. Na ocasião,
ele chegou a ganhar notoriedade e anos mais tarde seu sobrinho lançou um documentário chamado Uncle Bob, para contar sua história.
Jennifer Lawrence não poderia faltar. Acelerando alguns anos para frente Lawrence levou o prêmio de Melhor Atriz por 'O Lado Bom da Vida' e, na hora de receber o prêmio, se atrapalhou com o vestido e acabou caindo das escadas. Sempre simpática, ela mostrou jogo de cintura e se saiu muito
bem diante do acidente.
Em 1989, o Oscar teve que se acertar com a Disney. Na cerimônia de abertura, a premiação exibiu um show de 11 minutos com uma atriz vestida de 'Branca de Neve', onde cantava, fazia piada, errava o tom, e tudo ficou bem de mal gosto. A Disney chegou a acionar judicialmente a Academia, já que eles não tinham autorização para usar o personagem e o produtor nunca mais conseguiu um trabalho.
Uma das maiores gafes, foi em 1940, quando o L.A Times, um dos maiores jornais americanos, publicou a lista de ganhadores antes da cerimônia e estragou tudo. Na época, a Academia informava aos jornais quem seriam os vencedores para poderem ter tempo de publicar, mas o jornal decidiu anunciar de forma precoce. Desde então, o Oscar adotou os envelopes que a gente conhece, mas mesmo assim ainda rolam algumas confusões, né?