O desejo de todas as pessoas que se tatuam é que o desenho feito na pele fique bonito por um longo período. No entanto, para manter as cores vibrantes e os traços vistosos, é importante adotar alguns cuidados, principalmente durante o período de cicatrização.
Segundo o tatuador e artista plástico Lincoln Lima, dono de um ateliê e estúdio de tatuagem em São Paulo, a longevidade da beleza do desenho depende, em grande parte, de quem tem o corpo tatuado.
“Há diversos cuidados que, se aplicados no dia a dia, podem prolongar a qualidade estética da tatuagem”, ressalta o profissional.
Com o trabalho reconhecido por famosos – ele já tatuou a atriz Letícia Colin e o jornalista Phelipe Siani, por exemplo –, o tatuador salienta que as medidas depreservação valem tanto para desenhos pretos como para coloridos.
Confira, a seguir, as dicas de Lincoln Lima para preservar a beleza da sua tatuagem.
Exposição solar
Expor a pele recém-tatuada ao sol pode provocar problemas estéticos, como manchas e desbotamento. Só é indicado usar protetor após a cicatrização. Portanto, pelo menos no primeiro mês, tente evitar uma maior exposição à radiação solar.
Limpeza
Nos primeiros dias, lave de duas a três vezes a região da pele tatuada. Isso vai garantir que a cicatrização ocorra adequadamente. Além disso, no banho, evite água muito quente, pois a temperatura elevada abre os poros e deixa a pele mais propensa a irritação.
Coceira
No processo de cicatrização, algumas tatuagens podem provocar coceira. Não faça isso de jeito nenhum. Opte por lavar, mas evite mexer, até porque, ao coçar, é possível deformar o desenho.
Hidratação
Após a cicatrização da pele, para que o desenho fique bonito por mais tempo, use protetor solar diariamente. Também é importante evitar piscina e praia durante o processo de cicatrização, como forma de afastar qualquer risco de infecção.
Alimentação
No primeiro mês, é recomendável adotar uma dieta mais saudável, pois favorece a cicatrização da pele. Não precisa seguir uma alimentação restritiva. Ou seja, é só não exagerar em alimentos e bebidas que não são saudáveis.