Nesta semana, a estreia do filme sobre o Maníaco do Parque no Amazon Prime Video reacende o interesse do público pelo gênero true crime no Brasil, evidenciando uma tendência crescente no cinema e na televisão nacional.
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O público brasileiro tem se mostrado cada vez mais envolvido com histórias baseadas em crimes reais, e a indústria audiovisual tem aproveitado essa demanda, produzindo uma série de filmes e documentários que exploram esses casos chocantes.
Contudo, a popularidade do gênero não garante a qualidade de todas as produções - exemplo claro disso é o filme A Menina que Matou os Pais, que retrata o famoso caso de Suzane Von Richthofen. Embora o filme tenha atraído atenção significativa, ele não é unanimidade em termos de qualidade narrativa e execução, o que levanta a questão: o que faz um bom filme de true crime?
Neste artigo, trazemos uma lista de produções brasileiras que conseguem fazer jus à complexidade dos casos criminais, equilibrando a dramatização com o respeito às vítimas e o contexto histórico.
O Bandido da Luz Vermelha (1968): O Pioneiro do Cinema Marginal
Iniciamos com O Bandido da Luz Vermelha (1968), dirigido por Rogério Sganzerla. Este clássico do cinema brasileiro não apenas se inspira na figura do criminoso João Acácio Pereira da Costa, conhecido por usar uma lanterna vermelha durante seus crimes, mas também aproveita o contexto político da ditadura militar para criar uma obra que vai além do gênero policial.
O filme é um dos maiores expoentes do Cinema Marginal, um movimento que subvertia as normas cinematográficas tradicionais da época, e sua crítica velada à repressão militar tornou a obra um marco tanto no cinema quanto na sociedade.
O realismo cru, o experimentalismo e o tom satírico fazem deste filme uma referência obrigatória para quem se interessa por obras que dialogam com a realidade social brasileira, mostrando como a criminalidade pode ser sintoma de uma sociedade em crise.
O Lobo Atrás da Porta (2013): A Trama Baseada na "Fera da Penha"
Outro grande destaque é O Lobo Atrás da Porta (2013), de Fernando Coimbra. Inspirado no crime real de Neide Maria Lopes, a "Fera da Penha", o filme é uma obra de ficção que prende o espectador do início ao fim, construindo uma narrativa complexa e cheia de reviravoltas. Sem entregar muito do enredo, basta dizer que a tensão crescente e o final inesperado tornam o filme uma das melhores produções do gênero no Brasil.
A força deste longa-metragem está na forma como explora o psicológico dos personagens, e não apenas os fatos frios do crime. Com isso, ele consegue ir além da mera reprodução dos eventos, mergulhando nas motivações humanas e nas consequências trágicas de um amor não correspondido e de uma obsessão destrutiva.
Última Parada 174 (2008): A Conexão Entre Crimes Ignorados e Tragédias Televisivas
Dirigido por Bruno Barreto, Última Parada 174 (2008) é outro exemplo poderoso de como o cinema pode refletir sobre as injustiças sociais que culminam em tragédias. O filme narra a história do sequestro de um ônibus no Rio de Janeiro, que foi transmitido ao vivo pela televisão em 2000, mas vai além, ao conectar essa tragédia à Chacina da Candelária, um massacre de crianças e adolescentes de rua ocorrido em 1993.
Barreto constrói um paralelo perturbador entre a falta de atenção às desigualdades sociais e o desfecho trágico de vidas que poderiam ter sido diferentes. Essa crítica social torna o filme mais do que uma simples dramatização de um evento policial; é um retrato sombrio das falhas estruturais que levaram à tragédia.
O Caso Evandro (2021): O Verdadeiro Crime em Forma de Documentário
No campo dos documentários, O Caso Evandro (2021), da série Projeto Humanos, merece destaque por sua investigação detalhada de um caso que abalou o Brasil nos anos 90. A série documental examina o desaparecimento de um menino no Paraná, que rapidamente se transformou numa história de sacrifício humano, acusações de bruxaria e corrupção policial.
Com uma abordagem meticulosa, O Caso Evandro revela as camadas de um sistema judicial falho, expondo a brutalidade e a injustiça por trás das manchetes. Esse tipo de produção demonstra como o true crime brasileiro pode não apenas entreter, mas também provocar discussões sobre as deficiências das instituições.
A Vítima Invisível: O Caso de Eliza Samúdio
Outro exemplo impactante é A Vítima Invisível: O Caso de Eliza Samúdio, que detalha o cruel assassinato da jovem, mãe do filho do ex-goleiro Bruno Fernandes. O documentário investiga o feminicídio e a violência de gênero que marcaram o caso, destacando como a impunidade e a cultura machista contribuíram para esse crime brutal.
Outros Documentários de Destaque
Além de O Caso Evandro e A Vítima Invisível, o true crime brasileiro ganhou uma nova força com documentários como Pacto Brutal: O Assassinato de Daniella Perez e Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime. Ambos exploram casos icônicos da história recente do Brasil, que ainda reverberam no imaginário popular.
Em Pacto Brutal, o assassinato da jovem atriz Daniella Perez, filha da novelista Glória Perez, é revisitado com novos detalhes e entrevistas, enquanto Elize Matsunaga: Era Uma Vez um Crime disseca um caso de assassinato brutal cometido por uma esposa que chocou o país.