O Regresso, dirigido pelo mexicano Alejandro González Iñárritu, foi o grande vencedor da 69ª edição do Bafta do cinema britânico, com cinco prêmios conquistados nesse domingo (14).
O longa-metragem saiu vitorioso nas categorias de melhor filme, diretor, protagonista (Leonardo DiCaprio), direção de fotografia (Emmanuel Lubezki) e som.
Apesar de ter sido indicado a oito categorias (não ganhou em música, montagem e maquiagem e cabelo), O Regresso não foi o filme com mais candidaturas. Ponte dos Espiões, de Steven Spielberg, e Carol, de Todd Haynes, concorreram com nove indicações. No entanto, Carol ficou de mãos vazias e Ponte dos Espiões só venceu o Bafta de melhor ator coadjuvante, com Mark Rylance.
O segundo filme mais premiado da cerimônia foi Mad Max: Estrada da Fúria, que venceu em quatro categorias: melhor design de produção, figurino, montagem e maquiagem e cabelo.
O ator americano Tom Cruise foi o encarregado de entregar o prêmio à equipe de O Regresso em uma lotada Royal Opera House, na West End, onde foi celebrada a cerimônia da Academia Britânica das Artes Cinematográficas e da Televisão.
"A vida é um yin e um yang. Estou lembrando dois anos da morte do meu pai e tenho certeza que ele tem algo a ver com estes prêmios. Meu pai sempre me disse que os atores britânicos são os intérpretes de verdade", disse o diretor González Iñárritu.
O filme, baseado em uma história real, a da vingança do explorador e caçador Hugh Glass (DiCaprio) é também um dos favoritas ao Oscar, com 12 indicações.