Jared Bush é hoje, provavelmente, uma das pessoas mais ocupadas da Walt Disney Animation Studios. O roteirista trabalhou em "Moana" e é roteirista de "Moana 2", do live-action de "Moana" e diretor de "Zootopia 2". Para coroar, ele recentemente assumiu o cargo de diretor criativo do estúdio, substituindo Jennifer Lee -- que deixou a posição para focar seus esforços em "Frozen 3" e "Frozen 4".
Em passagem pelo Brasil durante a D23 Expo Brasil, que rolou na última semana, Bush conversou com o Terra e deu alguns detalhes sobre o futuro do estúdio e o que podemos esperar de "Moana 2", que chega aos cinemas no país em 28 de novembro.
Confira, a seguir, como foi o papo.
Como o sucesso de "Moana" foi recebido na Walt Disney Animation, principalmente após os ótimos números de audiência no Disney+?
Honestamente, é muito gratificante. Temos centenas de pessoas que trabalham em cada filme. Trabalhamos em todos os filmes, certo? Então, vamos de um filme para o outro o tempo todo. Ver o público se conectar tão profundamente, se sentir tão envolvido, e certamente, vendo o que aconteceu no Disney+, e todas as pessoas assistindo repetidamente porque elas só querem passar um tempo com aqueles personagens, é um verdadeiro testamento a tanta emoção que todos colocam no trabalho.
E na sua opinião, por que Moana tem um impacto tão grande, principalmente em crianças pequenas?
Acho que, quando as pessoas a veem na tela, elas sabem que ela cuidaria delas, que se importa com elas. A Mana tem o maior coração do mundo. Acho que ela quer ajudar seu povo, sua família, acho que como muitos de nós. Então, eu acredito que, ao assisti-la, você sente que ela provavelmente também se importaria comigo. E ela se importaria! E, além disso, ela é durona, sabe? Ela é uma heroína física e sai por aí enfrentando esses enormes obstáculos. Então, tudo o que você sempre sonharia em aspirar, ela é.
Sobre a sequência, ela estará mais velha em "Moana 2". Como isso afetou a escrita do roteiro do filme?
Sabe, é engraçado. Acho que quando entramos na história, queríamos mesmo continuar a jornada dela. O primeiro filme foi sobre ela se reconectar com seu passado, e queríamos que esta história fosse sobre ela sair para encontrar seu futuro. Então, terminando o último filme onde ela acaba de se tornar uma Wayfinder, a pergunta é: e agora? O que ela vai fazer? Há outras aventuras para ela viver e coisas para encontrar.
Então, ao entrarmos nessa nova história e descobrirmos o que aconteceria a seguir, como todos nós, ela ainda está se descobrindo, mesmo que não saiba ainda, mesmo que ela não antecipe que há algo novo para descobrir. Esse foi realmente o nosso ponto de partida, dizendo o que vem por aí para Moana e querendo embarcar nessa jornada com ela.
Eu sei que você assistiu à Any Gabrielly, dubladora brasileira da Moana, interpretar uma música da sequência. O que você achou dela?
Oh meu Deus. Quero dizer, ela é a Moana. Ela realmente incorpora quem Moana é. Para mim, vê-la se apresentar ao vivo no palco é como um sonho absoluto. Estou tão impressionado porque ela tem toda a diversão, paixão, cuidado e empatia e trouxe isso para a tela novamente.
O Futuro da Walt Disney Animation Studios
Você assumiu recentemente o cargo de Diretor Criativo na Walt Disney Animation Studios, parabéns.
Obrigado.
Então, quais são os próximos grandes desafios na casa?
Eu diria que, mais do que desafio, o que temos são oportunidades. Temos os maiores artistas e contadores de histórias do mundo. É uma alegria trabalhar com todos. Acho que agora é continuar a expandir os limites do que podemos fazer, ccontinuar trazendo o público para novos mundos e construindo novos personagens com os quais as pessoas querem passar o tempo. Então, eu diria que, nesta nova função para mim, é realmente apenas continuar essa incrível capacidade dos contadores de histórias da animação da Disney de surpreender as pessoas e encantá-las com novos mundos e personagens.
Você acha que algum dia veremos um filme da Disney ambientado no Brasil?
Acho que precisamos ter um filme da Disney ambientado no Brasil. Esta é minha primeira vez aqui. Tive a melhor experiência. E quero voltar aqui muitas vezes. E se fizermos um filme no Brasil, significa que preciso vir o tempo todo. Então, isso seria perfeito.
Ótimo! Venha sempre!
Vamos fazer isso.
Então, sobre os próximos filmes da Disney Animation, há muitas sequências. Mas o que podemos esperar sobre novas histórias originais para filmes da Disney?
Bem, então, histórias originais são importantíssimas. Eu diria que tanto "Moana 2" quanto "Zootopia 2" são as primeiras histórias de sequência em que já trabalhei. Antes disso, foram "Moana", "Zootopia" e "Encanto", que eram todas originais, e acredito muito em trazer histórias originais para a tela.
Acho que o público quer ver coisas novas tanto quanto quer passar tempo com personagens que ama. E então, eu diria que, olhando para o futuro, precisamos tentar descobrir qual é o equilíbrio perfeito, para que você possa ter os dois. Pensar nisso é algo que me deixa muito animado.
E falando em "Zootopia 2", o que podemos esperar do segundo filme?
Bem, nós acabamos de anunciar que Shakira está de volta. Haverá uma música totalmente nova que ela vai cantar, que eu já ouvi. Acredito que vai impressionar as pessoas. Há mais animais e, desta vez, estamos trazendo répteis para a história.
Acho que a forma como eles gerenciam Zootopia, que é uma cidade construída para mamíferos, como répteis, é muito divertida nesse filme. Eu diria, mais do que qualquer coisa, isso está trazendo muto humor. Esta é uma grande comédia cheia de entretenimento e nesta próxima jornada, Nick e Judy vão enfrentar muitas coisas ridículas. E mal posso esperar para as pessoas ficarem tão desconfortáveis quanto eu.