Dávid Jancsó, montador responsável pela edição de O Brutalista, confessou que usou Inteligência Artificial no filme.
Em entrevista ao site de notícias Red Shark News (via NME), Jancsó afirmou que usou o softawre de IA Respeecher para alterar cena em que o personagem de Adrien Brody lê uma carta em voz alta.
"Eu sou falante nativo de húngaro e sei que é uma das línguas mais difíceis de aprender a pronunciar. Mesmo com a origem húngara de Adrien, não é tão simples. É uma língua extremamente única", argumentou Jancsó.
Ele explicou a decisão: "Nós treinamos [Adrien Brody e Felicity Jones], e eles fizeram um trabalho fabuloso, mas também queríamos aperfeiçoar [o sotaque] para que nem mesmo os locais percebam qualquer diferença".
Jancsó ainda defendeu o uso da tecnologia, que foi empregada também na modificação do cenário do longa-metragem. "Isso simplesmente torna o processo muito mais rápido. Usamos IA para criar esses pequenos detalhes que não tínhamos dinheiro ou tempo para filmar", disse o montador.
O Brutalista narra a história do arquiteto visionário László Toth (Adrien Brody, de O Pianista) e sua esposa, Erzsébet (Felicity Jones, A Teoria de Tudo), que, em 1947, escapam da Europa devastada pela guerra para recomeçar e ajudar a moldar a América moderna. No entanto, a chegada de um cliente enigmático muda radicalmente o curso de suas vidas.
Além de Adrien Brody e Felicity Jones, o elenco do filme ainda conta com Guy Pearce (Amnésia), Joe Alwyn (A Favorita), Raffey Cassidy (Ruído Branco), Stacy Martin (Ninfomaníaca), Alessandro Nivola (Trapaça), Michael Epp (Beekeeper: Rede de Vingança) e Emma Laird (A Noite das Bruxas), entre outros.
Onde assistir a O Brutalista?
O Brutalista estreou no Brasil na 48ª edição da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no ano passado, mas só deve chegar oficialmente nos cinemas brasileiros a partir de 20 de fevereiro, segundo informações da Universal Pictures. Assista ao trailer: