Confirmado: 'Barbie 2' já tem até história, mas deve demorar

Roteiristas indicados ao Oscar, Gerwig e Baumbach têm uma ideia para a sequência do blockbuster de US$ 1,4 bilhão

18 dez 2024 - 06h55
Resumo
Possível sequência de 'Barbie' é discutida pela equipe criativa por trás do filme, com Greta Gerwig e Noah Baumbach considerando uma história que sustente a continuação.
Confirmado: 'Barbie 2' já tem até história, mas deve demorar
Video Player

Quando "Barbie" pintou o mundo de rosa e dominou as bilheterias com impressionantes US$ 1,4 bilhão, uma pergunta urgente surgiu e foi direcionada a todos os envolvidos: e uma sequência?

É uma pergunta que até alguém tão adoravelmente ingênuo quanto o Ken poderia ter feito e que, compreensivelmente, Warner Bros. e Mattel estavam ansiosas para responder com um sonoro "Sim, por favor!", dado o fenômeno cultural indiscutível que o filme se tornou em 2023. Porém, a resposta sempre esteve nas mãos da equipe criativa por trás de "Barbie", Greta Gerwig e Noah Baumbach, mesmo que, às vezes, uma franquia parecesse inevitável.

Publicidade

Parceiros na vida e na criatividade — eles coescreveram o roteiro e receberam uma indicação ao Oscar por essa colaboração —, os dois deixaram claro que só fariam uma continuação se encontrassem uma história que a sustentasse. Pelo menos, foi o que a diretora Gerwig afirmou repetidamente. “Minha bússola é: o que eu realmente amo? Do que eu realmente me importo? Qual é a história por trás dessa história?”, disse Gerwig ao aceitar a homenagem de Mulher do Ano da Time em março de 2024. “Se eu encontrar a essência, então fazemos. Se eu não encontrar, não há mais história.”

Segundo o The Hollywood Reporter, uma fonte confiável revelou que Gerwig e Baumbach foram inspirados e desenvolveram uma ideia para a sequência, que já foi apresentada à Warner Bros. Embora esteja nos “estágios iniciais”, é compreendido que encontrar a história abriu caminho para negociações de contrato, que também estão no início, conforme confirmado por outra fonte com conhecimento direto.

Se o acordo for firmado, o foco será trabalhar no roteiro e alinhar as agendas para avançar. Baumbach está ocupado com a pós-produção de seu próximo filme, um projeto de amadurecimento sem título e com elenco estrelado para a Netflix. Previsto para o próximo ano, o filme conta com Gerwig, George Clooney, Adam Sandler, Laura Dern, Billy Crudup, Riley Keough, Jim Broadbent, Patrick Wilson e Emily Mortimer (que coescreveu o roteiro). Enquanto isso, Gerwig está em pré-produção de sua própria adaptação de "As Crônicas de Nárnia" para a Netflix, que a produtora Amy Pascal descreveu recentemente como muito “rock and roll”.

De acordo com uma fonte, Baumbach começaria a escrever a sequência de "Barbie", com os dois alternando o trabalho no roteiro, como costumam fazer. Eles confirmaram durante uma sessão de perguntas e respostas da WGA West, moderada por Judd Apatow em outubro de 2023, que seu processo criativo envolve escrever separadamente e compartilhar os rascunhos ao longo do caminho. “Depois, ouvimos para ver se o outro está rindo”, disse Gerwig na época.

Publicidade

Quanto à história da sequência, ela está sendo mantida em segredo, e é altamente improvável que detalhes vazem de Barbieland para o mundo real. “Eu acho que, sempre que compartilhei ideias cedo demais, elas se tornaram ruins, e o filme acabou não sendo bom. Não gosto de falar sobre coisas muito cedo ou apresentar ideias antes do tempo, porque sinto que isso de alguma forma estraga o filme”, disse Gerwig no mesmo painel da WGA.

Quanto à própria Barbie, Margot Robbie foi a força motriz para tirar o projeto do papel, tanto como estrela quanto como produtora, por meio de sua empresa LuckyChap. Com o filme recebendo aclamação crítica e indicações a prêmios, incluindo oito nomeações ao Oscar, Robbie elogiou sua diretora. “Ela decifrou o código deste filme como só ela poderia fazer”, disse Robbie em fevereiro. “É uma visão tão única, e Greta trouxe muita humanidade, criatividade, inspiração, magia e alegria para 'Barbie'.”

O filme acabou ganhando um Oscar — Billie Eilish e Finneas O’Connell venceram na categoria de melhor canção original com a música “What Was I Made For” —, além de uma série de outros prêmios durante uma movimentada temporada de premiações. Robbie estrelou ao lado de Ryan Gosling como Ken, America Ferrera, Kate McKinnon, Michael Cera e Ariana Greenblatt, entre muitos outros.

A história mostrava a personagem principal vivendo uma existência aparentemente perfeita em Barbieland até que sua vida virou de cabeça para baixo em uma noite, quando começou a se preocupar com a mortalidade durante uma alegre festa de dança. As inquietações continuaram, levando a Barbie de Robbie ao mundo real em uma aventura transformadora (com Ken a reboque).

Publicidade

Fonte: The Hollywood Reporter

Assista ao vídeo com o comentário de André Forastieri.

(*) André Forastieri é jornalista, empreendedor, Top Voice LinkedIn e fundador da plataforma Homework. Se você curtiu esse vídeo e quer receber conteúdos exclusivos, assine sua newsletter aqui, é grátis: andreforastieri.com.br

Homework
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se