Controverso, inovador e baseado em caso real: Clássico que deixou o público furioso por final enigmático completa 60 anos

Longa de Alfred Hitchcock está disponível em serviço de streaming.

29 mar 2023 - 18h12

Em uma indústria nova em relação às demais artes, o cinema já tem uma robusta seleção de clássicos. Parte da invejável cinematografia de Alfred Hitchcock, diretor de filmes considerados obras-primas da sétima arte, como Psicose, Um Corpo que Cai e Janela Indiscreta, o controverso e aclamado Pássaros acaba de completar 60 anos.

Foto: Divulgação/Universal Pictures / Adoro Cinema

A trama acompanha Melanie Daniels (Tippi Hedren), uma bela e rica socialite que sempre vai atrás do que quer. Um dia ela conhece o advogado Mitch Brenner (Rod Taylor) em um pet shop e fica interessada nele. Após o encontro ela decide procurá-lo em sua cidade.

Publicidade

Ela dirige por uma hora até a pacata cidade de Bodega Bay, na Califórnia, onde Mitch costuma passar os finais de semana. Entretanto, Melaine só não sabia que iria vivenciar algo assustador: milhares de pássaros se instalaram na localidade e começam a atacar as pessoas.

Considerado por muitos como um dos últimos grandes filmes do diretor, The Birds leva a seguinte avaliação dos críticos do Rotten Tomatoes: "Provando mais uma vez que a construção é a chave para o suspense, Alfred Hitchcock transformou pássaros em alguns dos vilões mais aterrorizantes da história do terror".

Conto e inspiração em caso real

Os Pássaros tem uma leve inspiração em caso real. Em agosto de 1961, na Califórnia, houve um ataque de aves em massa. O evento serviu de material de pesquisa para o cineasta britânico conduzir o título. Na época, a explicação para o enlouquecimento dos animais foi relacionada ao ácido domóico, neurotoxina produzida por certos tipos de algas. Já no filme, não há uma explicação exata para a fúria dos pássaros. Além da inspiração em um caso real, a narrativa baseia-se no conto "The Birds", escrito por Daphne Du Maurier, no qual as aves se organizam para tirar o domínio do homem sobre a natureza.

Há alguma explicação?

Alfred Hitchcock era conhecido por ser um cineasta um tanto genioso. Em entrevista à revista New Yorker, o realizador mostra seu descontentamento com algumas análises feitas sobre o filme, com viés freudiano. "Os idiotas estúpidos! Como eu não sei o que estou fazendo. Minha técnica é séria. Sempre estive consciente do que faço em toda a minha obra", disse.

Publicidade

Em outra ocasião, durante uma conversa com Maurice Séveno, ele dá uma breve explicação sobre o que houve com os pássaros da película. "Os pássaros estão cansados de serem mortos, depenados e comidos pelos homens. Então eles decidem se vingar. Um dia se agrupam e mergulham sobre as pessoas em um pequeno vilarejo".

O final que deixou o público furioso

Diferente de muitos projetos da época e do próprio cineasta, Os Pássaros tem um final aberto. Além de ser inovador em termos tecnológicos - os efeitos especiais do filme demonstram diferentes e importantes técnicas para a época -, a narrativa é enigmática tanto em não dar motivos à premissa inicial, como também sobre o futuro dos personagens que sobrevivem aos ataques das aves.

Na época, muitos acharam que o final havia sido cortado pelo exibidor - tanto no cinema, quanto na televisão posteriormente. Inclusive, nos anos 1970, quando o longa foi exibido na TV Tupi, o público teve a mesma impressão.

O desfecho deixou parte do público inconformado, em busca de uma conclusão ou um típico "the end". Hoje, o ousado recurso é reconhecido por muitos como uma maneira de inserir a audiência na trama, decidindo por si só o que vem a seguir.

Publicidade

Os Pássaros está disponível no Telecine.

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações