A franquia Crepúsculo fez muito sucesso no cinema, adaptando para as telonas a saga de livros criada por Stephenie Meyer, e levou ao estrelato os protagonistas Robert Pattinson e Kristen Stewart no papel de Edward Cullen e Bella Swan, respectivamente. Porém, o estúdio não tinha a intenção que Crepúsculo (2008) fosse tão fiel aos livros.
Em uma entrevista de capa da Rolling Stone, Kristen Stewart revelou que se recusou a interpretar a protagonista de Crepúsculo de maneira alegre e com olhos brilhantes como o estúdio queria, optando por assumir uma Bella Swan deprimida - com sua atuação recebendo críticas na época, mas se mantendo mais fiel ao objetivo dos livros.
O estúdio estava tentando fazer um filme para crianças. Eles não queriam o que realmente era o livro. Quando diabos [Bella e Edward] estão sorrindo, alguma vez?
Em entrevista à Variety, Kristen Stewart confessou que só percebeu anos depois as temáticas de Crepúsculo, "um filme tão gay" segundo a atriz. "Só consigo ver agora (...) É um filme tão gay. Quero dizer, uma mulher mórmon escreveu o livro. É tudo sobre opressão, sobre querer o que pode lhe destruir. Essa é uma inclinação bastante gótica e gay que eu amo".
Em Crepúsculo, Isabella Swan (Kristen Stewart) e seu pai, Charlie (Billy Burke), mudaram-se recentemente. No novo colégio ela logo conhece Edward Cullen (Robert Pattinson), um jovem admirado por todas as garotas locais e que mantém uma aura de mistério em torno de si. Eles aos…
Kristen Stewart descreve época de Crepúsculo: "desconfortável"
Kristen Stewart dá A MELHOR resposta para os haters que criticam Crepúsculo
Como Kristen Stewart transformou sua carreira após Crepúsculo