Cuba elegeu o filme "Conduta", do diretor Ernesto Daranas, como seu aspirante a uma candidatura aos prêmios "Oscar", de Hollywood, e "Goya", da Espanha, informaram nesta sexta-feira a imprensa local.
O filme foi eleito representante da ilha por uma comissão do Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos (ICAIC), que inclui o cineasta Fernando Pérez e a diretora da Mostra de Cinema Jovem, Marisol Rodríguez.
A Comissão acredita que o filme de Daranas expressa com "uma alta qualidade cinematográfica um drama autenticamente cubano e, ao mesmo tempo, universal", após uma "exaustiva análise" dos filmes indicados a cada um dos prêmios, explicou uma nota divulgada no portal "Cubacine" do ICAIC.
"Conduta" estreou em fevereiro deste ano em Cuba com grande sucesso de público e crítica, e aborda a comovente história de "Endoidece", uma criança de 11 anos que vive sozinha com sua mãe alcóolatra, em um ambiente de marginalidade, onde se dedica a treinar cachorros de briga para ganhar algum dinheiro para sua família.
"Carmela", a veterana professora, pela qual "Endoidece" sente um grande respeito, estabelecerão uma forte relação, e ela assumirá o compromisso ético de defender a criança diante da intolerante medida adotada pela direção de seu colégio de transferi-lo para uma escola de conduta.
O personagem de "Endoidece" quando criança é interpretado por Armando Valdés, selecionado no casting convocado para esse papel, e a professora "Carmela" foi desenvolvida pela atriz Alina Rodríguez.
Desde sua estreia e em sua premiada trajetória por uma série de festivais internacionais, "Conduta" recebeu críticas que diziam ser um filme "duro, crítico, sentimental, estremecedor e polêmico".
O longa integrou a seleção de diferentes festivais, como o de Toronto, de Bogotá, e de Brasília.
A eles se somam o Prêmio de Melhor Filme e o de Melhor Atriz no Festival de Cine de Havana em Nova York, e o prêmio "Bisnaga de prata" de melhor Longa-metragem no XVII Festival de Cine de Málaga (Espanha).
O diretor e roteirista de "Conduta", Ernesto Daranas Serrano tem em sua filmografia o documentário "Os últimos gaiteiros de Havana" (2004), ganhador do Prêmio Internacional de Jornalismo "Rei da Espanha", "Os deuses partidos" (2008), seu primeiro longa-metragem de ficção, aspirante aos "Oscar" em 2010, e "Bluechacha" (2012), indicado ao Grammy Latino como Melhor Vídeo Musical de Longa Duração.