David Lynch faleceu nesta quinta-feira, 16, aos 78 anos, conforme informaram familiares por meio de publicação no Facebook.
Embora a causa da morte do artista não tenha sido revelada, fonte afirmou ao portal de notícias americano Deadline (via NME) que o estado de saúde de Lynch piorou devido aos incêndios em Los Angeles, quando ele teria sido forçado a deixar sua casa.
Detalhes sobre a evacuação da casa do cineasta não foram a público.
Histórico de saúde
Em agosto de 2024, David Lynch declarou em entrevista à revista Sight and Sound que não poderia dar sequência a seu trabalho presencial como diretor devido às condições de saúde.
De fato, ele mencionou que não poderia sair de casa, com medo de contrair covid. Na ocasião, ele afirmou que apenas conseguia andar curtas distâncias sem lhe faltar oxigênio e atribuiu a condição ao tabagismo que lhe acompanhou por décadas.
Eu tenho enfisema por fumar por tanto tempo, e por isso estou preso em casa, gostando ou não. E agora, por causa da covid, seria terrível, para mim, ficar doente, mesmo que seja um resfriado.
Posteriormente, após a enorme repercussão da entrevista, ele anunciou em redes sociais que estaria "em ótima forma, exceto pelo enfisema".
Em um post em seu Twitter, ele escreveu:
Senhoras e senhores,Sim, eu tenho um enfisema devido a muitos anos fumando. Eu devo dizer que gostava muito de fumar e que eu amo tabaco - o cheiro dele, acender cigarros com fogo, fumá-los - mas há um preço a se pagar por isso e o preço para mim é o enfisema. Atualmente estou sem fumar há dois anos. Recentemente fiz vários exames e a boa notícia é que estou em ótima forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de alegria e nunca vou me aposentar.
Quero que saibam que eu realmente aprecio sua preocupação.
Com amor,
David
Ladies and Gentlemen,
Yes, I have emphysema from my many years of smoking. I have to say that I enjoyed smoking very much, and I do love tobacco - the smell of it, lighting cigarettes on fire, smoking them - but there is a price to pay for this enjoyment, and the price for me is…
— David Lynch (@DAVID_LYNCH) August 5, 2024