A TV Cultura exibirá neste sábado, 18 de janeiro, às 23h45, uma edição especial do Roda Viva com a participação do cineasta David Lynch, em homenagem ao diretor, falecido no último dia 15, aos 78 anos. A entrevista, conduzida por Lillian Witte Fibe, foi originalmente ao ar em novembro de 2008 e abordou a carreira e as reflexões do diretor sobre arte, meditação e criatividade.
Na época, o diretor veio ao Brasil para divulgar o livro Em Águas Profundas - Criatividade e Meditação, e para falar sobre a sua experiência com a meditação transcendental no programa da TV Cultura. Durante a conversa, Lynch também falou sobre o futuro do cinema, a queda de público e venda de DVDs, e como a chegada da internet mudaria para sempre a forma com que consumimos os filmes.
"O filme, ainda que em celuloide, é grande, pesado e lento, o que me lembra os dinossauros desaparecendo lentamente", destacou o diretor na ocaisão, antecipando que a internet estava ficando cada vez mais rápida e que tudo migraria para a web.
Participaram da bancada de entrevistadores do programa os jornalistas Ricardo Calil; José Geraldo Couto; Leon Cakoff e Ubiratan Brasil.
Conhecido por seu estilo surrealista e narrativas sombrias, Lynch revolucionou o cinema e a TV com obras como Veludo Azul (1986), Cidade dos Sonhos (2001) e a icônica série Twin Peaks (1990). Ao longo de sua carreira, recebeu quatro indicações ao Oscar, venceu a Palma de Ouro em Cannes e consolidou seu nome como um dos cineastas mais influentes de todos os tempos.
Lynch também era também pintor, fotógrafo e músico.
Serviço:
Roda Viva: David Lynch
Quando: Sábado, 18 de janeiro, às 23h45
Onde: TV Cultura