Não há nada mais humano do que a necessidade de pertencer, fazer parte de algo. Está na base evolutiva da nossa sociedade: grupos de pessoas tinham mais chance de sobreviver e perpetuar a espécie por reprodução. A necessidade de pertencimento se mostra um grande fator motivacional, e é tão importante quanto a comida, como mostrou um estudo realizado por Baumeister e Leary, em 1995.
O desejo de fazer parte é o que move Xiaoyu (Qi Sun) em Dinner is Served. Filho exemplar, estudante dedicado, Xiaoyu é um aluno internacional em um internato nos Estados Unidos, com seus poucos amigos conterrâneos e cercados de locais. Trabalha como auxiliar no restaurante do seu colégio, que é onde tudo ocorre no curta. O cargo que ambiciona mesmo é o de Maitre D. Uma posição de destaque que equivaleria a de um anfitrião, mas com mais responsabilidades. Além de receber as pessoas e cuidar dos agendamentos, tem também que servir os convidados à mesa, chamando-os pelo nome. O cargo, até então inédito para um estrangeiro, lhe daria o prestígio e o pertencimento desejado.
A música tem um importante papel no filme de Hao Zheng. A canção principal é aos poucos entregue ao telespectador e faz companhia para os diferentes momentos do personagem principal, às vezes em sintonia, outras ecoando sua solitude e dúvidas e, por fim, o clímax, mostrando uma evolução interessante. “Queríamos fazer quase como uma rebelião com aquela música”, afirma Zheng, em entrevista ao Terra.
De fato a jornada de Xiaoyu foi revolucionária – e agridoce. E apesar de se basear em uma experiência pessoal do diretor Hao Zheng, Dinner is Served cabe em diferentes jornadas individuais. Naquela mesma pesquisa de Baumeister e Leary, a necessidade de pertencer se provava tão essencial que algumas pessoas se predisponham a permanecer em relações, empregos ou situações que não as agradavam mais, ou até as adoeciam. Para Xiaoyu, o valor do pertencimento não valeu o apagamento da sua própria voz.
Sobre o projeto Launchpad
O projeto Launchpad da Disney apresenta uma coleção de curtas-metragens de uma nova geração de dinâmicos contadores de histórias. Todos os seis curtas-metragens, entre eles Dinner is Served, estão disponíveis para exibição no Disney+.
Os cineastas, todos de origens pouco representadas, foram selecionados entre mais de 1100 candidatos dos EUA e tiveram a oportunidade de compartilhar suas perspectivas e visões criativas com o público em todo o mundo. Cada um recebeu mentoria de executivos de várias divisões da empresa, incluindo Disney+, Lucasfilm, Marvel Studios, Pixar, Walt Disney Animation Studios e Walt Disney Studios Motion Picture Production.
O objetivo do Launchpad da Disney é diversificar os tipos de histórias que estão sendo contadas e dar acesso àqueles que historicamente não as tiveram. Inscrições para a segunda temporada de Launchpad, que será baseado no tema “Conexão”, serão aceitas a partir de 10 de maio de 2021 com a adição de uma linha de roteiristas: launchpad.disney.com.