Com mais de 10 anos no mercado dos serviços de streaming, a Netflix é uma das grandes pioneiras da área. Parte de sua identidade original, o modelo de lançamento da plataforma é seguido por praticamente todas as produções seriadas da empresa – com algumas poucas exceções ao longo deste período de existência.
Apesar de estimular as grandes maratonas, algo que se tornou uma cultura de parte da audiência, este formato também tem seus lados negativos. Além de ser uma estratégia que afeta quem não tem tempo de acompanhar os projetos de maneira intensa, deixando parte do público vulnerável, trata-se de uma estrutura que afeta o lado criativo dessas narrativas.
Visto que tudo está em um sistema capitalista e a lógica de consumo funciona como guia até para a arte, a indústria cultural faz a roda de filmes e séries rodar de maneira contínua. Assim, esse formato massivo dessas tramas colabora para que muitos não consigam absorver as histórias de maneira profunda – e é por isso que existe um movimento que preza pelo lançamento no mínimo semanal de tais produções.
Quem está do lado do time que prefere esperar para ver um enredo se desenvolver lentamente é BenDavid Grabinski, roteirista de Scott Pilgrim Takes Off, anime inspirado nas histórias de Bryan Lee O'Malley.
Após o lançamento completo da primeira temporada de Fallout no Prime Video, seguindo o modelo de liberar uma temporada completa de uma vez, o produtor escreveu em seu X (antig…
Filme premiado na Netflix: Uma das melhores e mais difíceis aventuras de todos os tempos