Elenco de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder' se une contra racismo dos "fãs"

"Nosso mundo nunca foi todo branco, a fantasia nunca foi toda branca, a Terra-média não é toda branca", diz o comunicado

7 set 2022 - 20h58
(atualizado às 21h32)

O elenco de O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder divulgou um comunicado para condenar o racismo que seus colegas não brancos estão sofrendo nas redes sociais.

"Nós, o elenco de 'Os Anéis do Poder', estamos juntos em absoluta solidariedade e contra o racismo implacável, ameaças, assédio e abuso que alguns de nossos colegas negros estão sendo submetidos diariamente. Recusamo-nos a ignorá-lo ou tolerá-lo", diz um comunicado em conjunto compartilhado nas redes sociais. 

Publicidade
Elenco de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder' se une contra racismo dos "fãs"
Elenco de 'O Senhor dos Anéis: Os Anéis do Poder' se une contra racismo dos "fãs"
Foto: Instagram/Amazon Prime Video / Pipoca Moderna

A declaração do elenco da série Amazon Prime Video continua: "JRR Tolkien criou um mundo que, por definição, é multicultural. Um mundo em que povos livres de diferentes raças e culturas se unem, em comunhão, para derrotar as forças do mal. 'Anéis de Poder' reflete isso. Nosso mundo nunca foi todo branco, a fantasia nunca foi toda branca, a Terra-média não é toda branca. O BIPOC [abreviatura em inglês de negros, indígenas e pessoas de cor] pertence à Terra-Média e está aqui para ficar."

"Finalmente, todo o nosso amor e companheirismo vão para os fãs que nos apoiam, especialmente os fãs de cor que estão sendo atacados simplesmente por existirem neste fandom. Vemos vocês, suas bravuras e criatividades sem fim. Seus cosplays, fancams, fanarts e insights tornam esta comunidade um lugar mais rico e nos lembram do nosso propósito. Vocês são válidos, vocês são amados e vocês pertencem aqui. Vocês são parte integrante da família LOTR [abreviatura em inglês de O Senhor dos Anéis] - obrigado por nos apoiar."

A declaração chega logo depois que os intérpretes dos hobbits originais dos filmes de "O Senhor dos Anéis" se uniram em torno de uma mensagem semelhante. Elijah Wood, Billy Boyd, Dominic Monaghan e Sean Astin mostraram seu apoio com fotos em que aparecem com camisetas e boné ilustrados por orelhas de personagens mágicos de JRR Tolkien de todas as cores. As imagens foram postadas nas redes sociais junto de uma legenda curta e significativa: "Vocês são todos bem vindos".

Publicidade

O mais interessante no novo texto é a forma como explica a história para quem não entendeu o que leu ou viu nas telas: "Um mundo em que povos livres de diferentes raças e culturas se unem, em comunhão, para derrotar as forças do mal". Ou seja, quem é contra a união das diferentes raças e culturas - a base da história original de "O Senhor dos Anéis" - faz parte das forças do mal. E serão derrotados como na trama clássica.

Afinal, a série já bateu recorde de audiência em sua estreia na Prime Video, plataforma da Amazon, mesmo contra a vontade dos racistas, que tentam sabotá-la com bombas de críticas negativas nas plataformas abertas à votação do público.

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações