Christopher Nolan é um diretor que nunca deixou a desejar com seus projetos: seu mais recente sucesso, Oppenheimer, é a prova concreta disso. No entanto, a ficção científica Interestelar, lançada no ano de 2014, é certamente uma das produções mais populares e queridas pelos fãs do gênero.
Com uma história surpreendente, o diretor fez questão de realizar um dos filmes mais fiéis sobre o espaço, contando até mesmo com a ajuda do ganhador do Prêmio Nobel, o astrofísico Dr. Kip Thorne. Apesar de apresentar uma complexidade de teorias e criações de outros universos, a linha do tempo do filme é um ponto que trouxe dúvidas para uma boa parcela da audiência, e compreender as datas do filme é um ponto-chave para não se perder em meio a tantas informações.
A linha do tempo se estende por décadas na narrativa do filme
No filme, acompanhamos a missão de um grupo de astronautas liderado por um Cooper de 35 anos (Matthew McConaughey), em uma tentativa de verificar possíveis planetas para receberem a população mundial, possibilitando a continuação da espécie, já que a Terra se encontra em colapso após a humanidade consumir boa parte de suas reservas naturais.
A história se inicia no ano de 2067, momento em que a Terra já se encontra com a raça humana em declínio. Ou seja, o momento presente do filme ocorre 48 anos depois da informação sobre o futur…
Como Christopher Nolan recriou a bomba atômica em Oppenheimer?