O filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é o grande sucesso das bilheterias, com chances de indicação ao Oscar 2025.
O filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, com Fernanda Torres e Selton Mello, é o grande fenômeno das bilheterias brasileiras no momento e até mesmo blockbusters como “Gladiador 2” e “Wicked" não estão sendo páreo para ele. Além da euforia com a bilheteria, outro assunto ocupa as conversas: o Oscar 2025.
O filme é o representante brasileiro na premiação, mas quais as reais chances de ele abocanhar alguma indicação? De acordo com os especialistas estrangeiros em Oscar, uma delas parece certa: a de Melhor Filme Internacional. Nesta categoria, além dele, “Emilia Pérez”, de Jacques Audiard, desponta como indicado e favorito. Neste momento do ano, a estatueta deve ficar entre estes dois filmes, mas outros concorrentes podem entrar no páreo até o dia 17 de janeiro, quando os indicados ao Prêmio mais famoso do cinema serão divulgados.
Mas e Fernanda Torres? Quais as reais chances de uma indicação na categoria de Melhor Atriz? Neste momento, são boas, mas a concorrência também é grande. Angelina Jolie, por “Maria”; Karla Sofia Gascón, por “Emilia Perez”, Cynthia Erivo, por “Wicked" e Mikey Madison, por “Anora" parecem indicações certas. Fernanda precisaria subir no conceito de público e da crítica em geral mais um pouco para que sua indicação aconteça.
Já nas outras categorias a que o filme pode ser indicado (Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro, Melhor Maquiagem, Melhor Edição), as chances são pequenas. Mas como se diz em Hollywood, os humores podem mudar. Até janeiro tudo pode acontecer.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.