Com 13 nomeações, Emilia Pérez é o filme mais indicado ao Oscar 2025 e, também o mais polêmico. O musical de Jacques Audiard vem repercutindo negativamente, sobretudo, entre os mexicanos e um dos motivos para tal é o mau uso da língua espanhola no roteiro e pelas atrizes estadunidenses que protagonizam o longa.
Selena Gomez se pronunciou sobre o assunto afirmando que não teve tempo de se dedicar à fluência no idioma e, por isso, não conseguiu entregar um bom resultado ao cantar e atuar em espanhol no filme. Por sua vez, Zoë Saldaña já falava a língua desde a pré-adolescência, mas confessa que enfrentou muita dificuldade no processo de aprendê-la.
Zoë Saldaña sofreu bullying por não saber falar espanhol
Nascida em Nova York, Zoë precisou se mudar para a República Dominicana, terra natal da mãe, aos nove anos logo após a morte de seu pai. Lá, ela e as duas irmãs sofreram bullying no colégio por não saberem falar espanhol:
"Era proibido falar inglês, você tinha que falar apenas espanhol. E então você sofre bullying porque as crianças não te entendem. E nós não éramos pequenas vítimas. Nós revidávamos, mas então eles pressionaram mais, porque todos se entendiam", relembrou em entrevista à Harper's Bazaar.
Com o tempo, ela se tornou fluente na língua e contou à revista que, por mais difícil que o tempo…
Artigo original publicado em AdoroCinema
Emilia Perez: Conheça o filme carregado de troféus e polêmicas que tirou o Globo de Ouro do Brasil