Fãs da franquia Star Wars ou Guerra nas Estrelas questionam a representação da princesa Leia como escrava de biquíni dourado e veem o papel da heroína encolher ainda mais após a Disney retirar bonecos da personagem das prateleiras.
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Antes do tão aguardado lançamento de Star Wars: O Despertar da Força nesta semana, os fãs da franquia reviveram uma controvérsia sobre uma figura que marcou a cultura pop por décadas: a princesa Leia usando um biquíni dourado e com uma corrente gigante em torno do pescoço.
O debate se deu por duas razões: o furor sobre a natureza altamente sexualizada do traje "escrava Leia", como é chamada oficialmente, e sobre a suposta decisão da Disney de retirar todas as mercadorias relacionadas a ela das prateleiras das lojas – eliminando, efetivamente, a única e importante personagem feminina da trilogia original de Star Wars.
Fisher: "Não seja uma escrava"
Os rumores – que a empresa não quis comentar – começaram quando um artista da Marvel, que também faz parte do grupo Disney, postou em seu perfil no Facebook que ele ouviu de diversas e importantes fontes da empresa que os brinquedos e produtos da "escrava Leia" seriam descontinuados.
O movimento foi supostamente associado à luta da empresa com as implicações de vender um brinquedo que representa uma mulher de biquíni acorrentada pelo pescoço por seu carrasco, o gângster alienígena Jabba, o Hutt.
A atriz Carrie Fisher, que interpretou a princesa Leia na trilogia original e repete o papel em O Despertar da Força, falou de seu repúdio em relação ao traje.
"Não seja uma escrava como eu era", disse Fisher a Daisy Ridley – que interpretará a personagem Rey no novo filme, o qual tentou redimir os pecados do passado ao incluir personagens femininas – em recente entrevista à revista Interview. "Lute pelo seu figurino. Continue lutando contra o traje de escrava", afirmou Fisher.
Por outro lado, a atriz rejeitou a controvérsia de merchandising em comentários mais recentes ao jornal Los Angeles Times, ao dizer que "indicar que o traje é algum tipo de acessório sadomasoquista é absolutamente estúpido".
"Eu concordo plenamente que pessoas estão indo longe demais nas suposições sobre o que realmente o traje quer dizer", opina Alexandra Steiger, autoproclamada "fã de longa data da princesa Leia", em entrevista à DW. "Mas isso precisa ser considerado no contexto do filme."
Apesar de Leia ser a única personagem feminina importante do filme, Steiger afirma que "sua presença é sentida mais que suficiente". Como uma líder de uma rebelião, responsável e corajosa, pela maior parte dos 386 minutos da trilogia original, não importa se Leia é passiva e acorrentada por 15 minutos.
Ao olhar esses 15 minutos de vergonha, é também importante lembrar que "ela consegue virar o jogo, mata Jabba e usa sua corrente como uma arma", afirma Natalie Wreyford, especialista na representação de mulheres no cinema da Universidade de Southampton, em entrevista à DW.
"Não é problemático como brinquedo, mas é problemático porque é a única representação de Leia amplamente disponibilizada", afirma Wreyford, e não apenas com parte do merchandising do filme: as representações midiáticas de Leia também tendem a colocá-la nesse traje.
"Esse traje não representa o caráter dela, e nós sabemos que Carrie Fisher relutou em usá-lo", diz Wreyford.
O desaparecimento da princesa Leia
No entanto, um problema ainda maior, de acordo com Wreyford, é o fato de, ao descontinuar a venda dos produtos "escrava Leia", a Disney ter praticamente erradicado a princesa Leia das prateleiras, enquanto seus colegas do sexo masculino se multiplicaram.
Em 2014, Wreyford ficou desapontada ao entrar em uma loja da Disney com seus dois filhos pequenos e ver que os brinquedos eram claramente separados em "para meninos" e "para meninas" – sendo que os produtos de Star Wars estavam somente na seção para os meninos. Até mesmo na nova linha e de alta tecnologia que a Disney acabou de introduzir, todos os personagens principais do sexo masculino foram bem representados, com nenhuma Leia à vista.
Wreyford diz que o problema não é apenas a decepção de sua filha, que ama a princesa Leia. "Eu gostaria também que meu filho observasse que as mulheres são importantes, mas não é isso que está acontecendo com o marketing da Disney".
"Os homens não são mais responsáveis pela maior parte da bilheteria", afirma Wreyford, depois de realizar uma pesquisa sobre o assunto. Apesar disso, a Disney permanece "desinteressada em ver as meninas como consumidoras de produtos Star Wars".
#WeWantLeia
A experiência levou Wreyford a lançar nas redes sociais a campanha #WeWantLeia, que rapidamente viralizou e provocou uma resposta entusiasmada da Disney, afirmando que "eles terão a princesa Leia no próximo Natal", porém, sem especificar se a empresa se referia a 2014 ou 2015.
"Mas aqui estamos nós, um ano já passou e outro está acabando, e o brinquedo não está disponível", reclama Wreyford.
Wreyford e Steiger manifestaram a esperança que, com uma nova geração de personagens femininos para serem admirados, a Disney poderá finalmente cumprir a promessa de representá-las melhor em seus produtos.