As indicações de Ainda Estou Aqui em três categorias do Oscar 2025 podiam ser certas entre fãs brasileiros. Fora no país, no entanto, o sucesso do filme pode ter chego como uma boa surpresa. Foi o caso da edição americana da Rolling Stone, que listou a nomeação do longa de Walter Salles como um dos destaques positivos da revelação da Academia, na manhã desta quinta-feira (23).
Na reportagem, que pontua destaques e esnobadas da lista de indicados, outros nomes são apontados como surpresas - como Coralie Fargeat como Melhor Diretor por A Substância ou Sebastian Stan como Melhor Ator por O Aprendiz. E, apesar de admitir que Fernanda Torres era uma favorita na categoria de Melhor Atriz, o texto reconhece que a presença de Ainda Estou Aqui entre os candidatos a Melhor Filme foi surpreendente: "estamos empolgados que uma nova audiência de espectadores esteja prestes a descobri-lo agora".
Leia o trecho completo abaixo:
SURPRESA: Melhor Filme, Ainda Estou Aqui
Muitos amantes do cinema estavam torcendo para que Fernanda Torres conseguisse uma vaga entre as indicadas a Melhor Atriz, mesmo que isso significasse um "desculpe, talvez na próxima vez" para possíveis candidatas populares como Pamela Anderson por The Last Showgirl (ou, pior ainda, para atuações impressionantes como a de Marianne Jean-Baptiste em Hard Truths). Sua interpretação de uma mulher que enfrenta décadas de vida sob uma ditadura militar é, sem dúvida, uma grande exibição de talento. No entanto, a inclusão do drama político de Walter Salles na categoria principal foi, francamente, um pouco surpreendente. Praticamente não se falou do filme, além da performance principal, mesmo com a recepção positiva nos circuitos de festivais. Ainda assim, este é o primeiro filme brasileiro a concorrer na categoria de Melhor Filme, e estamos empolgados que uma nova audiência de espectadores esteja prestes a descobri-lo agora.