O Cine Passeio, em Curitiba (PR), transmitiu gratuitamente neste domingo, 5, a 82ª cerimônia do Globo de Ouro. Admiradores de Fernanda Torres se reuniram no local para acompanhar a brasileira na premiação.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Indicada por sua interpretação de Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui, longa dirigido por Walter Salles, a expectativa em torno de Fernanda Torres era alta. O clima no local, como mostram registros nas redes sociais, lembrava o de uma final de Copa do Mundo.
Em vídeos divulgados, é possível ver que o shopping preparou uma estrutura especial para a ocasião, com mesas, cadeiras e um cardápio temático para a noite.
Embora Ainda Estou Aqui não tenha vencido na categoria de Melhor Filme Estrangeiro, os fãs não se desanimaram. Quando Fernanda Torres foi anunciada como vencedora do prêmio de Melhor Atriz de Drama, o público reagiu com gritos e aplausos, em uma comemoração tão efusiva quanto a de um gol em uma final de Copa do Mundo.
"@oficialfernandatorres sendo ovacionada pelo público presente no #CinePasseio! Mais do que merecido: a artista levou para casa hoje o prêmio de Melhor Atriz no Globo de Ouro", publicou o shopping em suas redes sociais.
Desde o início da campanha de divulgação de Ainda Estou Aqui, Fernanda Torres tem pedido aos brasileiros que evitem tratar a repercussão do filme como se fosse uma Copa do Mundo. O motivo, segundo ela, é evitar possíveis frustrações. Na primeira coletiva de imprensa realizada após a exibição do longa, ela destacou:
"O filme tem grandes chances de estar entre os [indicados] em filme estrangeiro. Estamos trabalhando para talvez outras categorias, mas ele já é um acontecimento para nós. Ele já está no mundo, já é uma porta de entrada para o mundo. O Oscar é importante por várias questões, mas ele também não é a medida de tudo. Eu não queria que, no final, todo mundo acabasse com um: 'aaaah, decepcionado'", explicou.
Fernanda Torres faz história no Globo de Ouro
A vitória de Fernanda Torres ocorre 25 anos após sua mãe, Fernanda Montenegro, ter sido indicada ao Globo de Ouro e premiada por sua atuação em Central do Brasil (1999), também dirigido por Walter Salles. A imprensa internacional classificou a vitória como "imprevisível" e "a maior reviravolta da noite".
No palco do Globo de Ouro, Fernanda Torres dedicou o prêmio de Melhor Atriz de Drama à sua mãe, Fernanda Montenegro. Em seu discurso, ela afirmou que "a arte perdura a vida" e que, "em momentos de tensão política, como o que vivemos, nos ajuda a sobreviver".
"Eu não preparei nada porque já estava feliz [com a indicação]", disse Torres ao subir ao palco. "Este é um ano tão incrível para performances femininas, com tantas atrizes que admiro tanto... Quero dedicar este prêmio à minha mãe. Ela esteve aqui há 25 anos, e isso prova que a arte pode perdurar pela vida, mesmo em momentos difíceis como a história deste filme. Há algo acontecendo no mundo, tanto medo... Este é um filme que nos ajudou a refletir sobre como sobreviver em tempos difíceis como este."
Vale lembrar que além de Torres e Montenegro, o Brasil já teve outros representantes no Globo de Ouro.
Na categoria de Filme de Língua Não Inglesa, já foram indicadas produções como Pixote: A Lei do Mais Fraco, Abril Despedaçado e Cidade de Deus. Entre as atrizes, Sônia Braga foi indicada três vezes (duas por filmes e uma por série). Daniel Benzali e Wagner Moura também tiveram uma indicação cada um.