Fernanda Montenegro se pronunciou nesta segunda-feira (6) sobre a vitória da filha Fernanda Torres, que venceu o prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025 por sua performance em Ainda Estou Aqui.
Em entrevista ao Globonews, a veterena, que também disputou o prêmio na mesma categoria há 25 anos por Central do Brasil (1999), falou da emoção de assistir à filha fazer história na premiação e afirmou que já sabia que Fernanda venceria.
"Eu sabia que ela ia ganhar, entendeu? Porque mistério esse, não sei. Mas eu sabia que a minha filha ia ganhar esse prêmio e ganhou. Então, é uma convergência para uma vocação que ela é herdou, certamente, de mim", iniciou.
"Porque é a partir de mim que comecei um processo de vir para um palco, de vir para uma filmagem, de vir para um estúdio de novela, entendeu? E vir para encontros de leitura, e vir para fora, compreende? Uma comunicação desmedida, porque incontrolável. E não é por ganhos e por ganhar espaços nobres. Não, é para dar conta de uma vocação. É isso", afirmou.
"Eu escrevi alguma coisa para me organizar diante do emocional que eu estou vivendo desde que o filme aconteceu. É um filme extraordinário, um elenco extraordinário e a minha filha protagonizando completamente essa proposta de humanismo, que é o filme do Walter", elogiou.
"O Walter, nós já fizemos algumas coisas importantes em família. A Nanda já fez trabalhos dele. E o Walter Salles sabe levar a gente, ele sabe conduzir de uma forma impressionista o que ele quer do elenco. Estou me estendendo demais. Mas é também para agradecer ao Walter Salles, que tem cuidado e tem dado oportunidades fundamentais para mim e para a Nanda", disse.
"Eu lembro alguns de seus importantes filmes. A Marvada Carne, direção de André Clotzel. Lembro, Eu Sei que Vou Te Amar, de Arnaldo Jobor, que lhe deu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes, em 1986. Como mãe filha, ou filha e mãe, fizemos Fogo e Paixão, Traição e Redenção, de Claudio Torres. Casa de Areia, direção de Andrucha Waddington, filme de aceitação e premiações internacionais", relembra.
"O prêmio da Golden Globe reconhece, pontua e ilumina essa grande atriz brasileira, que é Fernanda Torres. É um fato difícil de se alcançar. Eu sei da pele. Como artistas criadores, nós somos representantes de uma cultura altamente referencial, mas abaixo da linha do Equador. De vez em quando nós conseguimos atravessar essa linha e temos o reconhecimento internacional do nosso talento amplo e irrestrito", destacou.
"De pé, viu minha filha comovida e agradecida? Eu aplaudo Fernanda Torres. Bravo, minha filha, bravo", concluiu.
Qual é a história de Ainda Estou Aqui?
Baseado no livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aquié ambientado no Rio de Janeiro, no início dos anos 1970, em meio à ditadura militar, e conta a história de Eunice, mãe de cinco filhos, que se envolve em uma busca infindável pela verdade após o seu marido, Rubens, ser levado por policiais à paisana e desaparecer.
O longa é estrelado por Fernanda Torres e ainda conta com Fernanda Montenegro (A Vida Invisível), Selton Mello (O Filme da Minha Vida), Maeve Jinkings (Pedágio), Antonio Saboia (Destino Particular), Humberto Carrão (Marighella) e Marjorie Estiano (Sob Pressão) no elenco. Assista ao trailer:
FONTE: G1
Leia a matéria original em Cinebuzz, site parceiro da Contigo!.