Fernanda Torres, de 59 anos, venceu a categoria de Melhor Atriz de Drama no Globo de Ouro 2025. Para a premiação realizada no domingo, 5, em Los Angeles (EUA), ela usou um vestido preto do estilista belga Olivier Theyskens e joias do joalheiro Fernando Jorge.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Antonio Frajado, personal stylist de Fernanda Torres explicou que a escolha do look foi apenas a continuação de uma estratégia estética já estabelecida antes da campanha do filme Ainda Estou Aqui começar. Segundo ele, a ideia inicial da atriz era usar peças simples e elegantes, que não roubassem a cena da história que estava sendo contada.
“Quando elaboramos o plano, pensamos: ‘Quem seria o personagem para além do personagem? Como ela se apresentaria nessas aparições, nesses red carpets?’. E a gente se manteve firme na decisão, que é nunca ser maior que a história, nunca ser maior do que a pessoa, do que o filme, do que a tragédia”, comentou o stylist de Fernanda Torres em entrevista ao Terra.
Elogiado por telespectadores brasileiros e estrangeiros, o look de Fernanda Torres para o Globo de Ouro foi algo, digamos, inesperado. Apesar de Antonio Frajado ter colocado a premiação no radar e no planejamento, a indicação da atriz e do filme pegou todos desprevenidos.
“É um pouco apavorante porque é uma programação surreal, porque tem Globo de Ouro num dia, depois Palm Springs no outro, eu tenho uma equipe de oito pessoas trabalhando para garantir que a gente esteja preparado para tudo. O Globo de Ouro foi na loucura porque a gente não esperava nomeação [apenas uma aparição como convidada], então tínhamos separado um look mais simples do que esse [que ela usou]. Quando veio, foi uma [confusão], tive que parir um vestido em menos de 12 dias”.
No meio de uma 'força-tarefa' para conseguir um vestido, Antonio Frajado ainda não tinha certeza do look para o Globo de Ouro. A partir de uma amiga pessoal de Fernanda Torres, Alexia Niedzielski, que já trabalhou como editora de moda, ele se conectou com Olivier Theyskens e encontrou o modelo ideal.
O estilista topou fazer adaptações no vestido –-segundo o stylist, a peça original era bastante transparente--, colocá-la nas medidas de Fernanda Torres e enviá-la o mais rápido possível de Paris, na França, para Los Angeles, nos Estados Unidos. Todo esse trâmite contou com ajuda da equipe de Trajano e de Alexia. Como se não bastasse, o frete atrasou um pouco, foi chegar no dia 3, faltando dois dias para o prêmio.
“Era Natal e todo mundo trabalhando sorrindo, foi uma loucura. O vestido chegou a Los Angeles junto comigo praticamente [em janeiro]. Quando chegou estava tudo certo, mas tudo isso dá um pouco de medo. É uma corrida insana. Então assim, ver ontem o Brasil celebrar foi muito emocionante [porque teve muito esforço por trás]. Ontem, de casa, cada vídeo de comemoração das pessoas que eu via, eu me emocionava porque é muito bonito o país inteiro se unir para comemorar a cultura.”
As conversas que teve com Fernanda Torres no hotel antes do Globo de Ouro, Antonio Frajado não revela, mas, em quase 14 anos de relação profissional, ele só tem elogios a fazer à atriz.
“É ótimo trabalhar com alguém tão decidida, eu sei mais ou menos o que ela gosta, faço uma seleção e nossas ligações duram no máximo 3 minutos. Além disso, ela é perfeita. Ela não perde o bom humor, não perde a felicidade dela por nada, sabe? Então, é muito prazeroso estar do lado de alguém assim, porque não tem um momento difícil. Além de te entreter o Brasil, ela se encarrega de te entreter quem tá do lado dela também, de jeito inteligente, encantador e absurdo”.
Por mais que não dê detalhes das conversas, o bom-humor é algo que ele não se importa de comentar. Nos momentos que antecederam a premiação, segundo o stylist, Fernanda estava tranquila.
“Ela não parecia nem um pouco nervosa. Eu acho que ela não estava com muita expectativa [de ganhar]. Então, ela estava meio relaxada, calma, feliz”, acrescentou.
O filme Ainda Estou Aqui está entre os filmes pré-selecionados para concorrer ao Oscar 2025. O stylist já tem um vestido para a ocasião, mas não revela detalhes sobre o mesmo. Segundo ele, a única coisa garantida é que seguirá a estratégia estética que campanha teve, visando respeitar a história, seus personagens [no caso, a família Paiva] e a tragédia, no caso, a morte de Rubens Paiva na Ditatura Militar.