Entre os dias 5 e 18 de agosto, o Belas À La Carte exibe com exclusividade o festival “O Novíssimo Cinema da Paraíba”. A mostra, composta por sete longas e dezessete curtas-metragens, leva aos assinantes e não assinantes do streaming o que há de melhor na produção cinematográfica recente do estado. Além da programação de filmes, haverá também conversas e debates sobre as produções e sobre o mercado de cinema do estado.
O festival tem início em uma data importante: no dia 5 de agosto é celebrada a fundação da Paraíba. Segundo Paulo Roberto, curador da Mostra, as produções paraibanas derivam da organização da classe trabalhadora do cinema local, que conquistou os meios de produção e agora colhe os seus frutos. "São filmes de curta e longa-metragem, que, por meio de documentários e ficções, convidam a descobrir as diversas Parahybas desse Estado alicerçado na sua cultura marcante e multifacetada”, explica.
Entre os destaques do festival estão dois filmes inéditos: o longa “A república da selva”, de Manoel Fernandes Neto, que retrata uma república de estudantes localizada no litoral da Paraíba, meses após o impeachment da presidente Dilma Rousseff; e o curta “Cabidela's bar”, de Tadeu de Brito.
Outros destaques são os filmes premiados como “Sol alegria”, de Tavinho Teixeira e Mariah Teixeira; “Rebento”, de André Morais; e “Faixa de Gaza”, com Marcélia Cartaxo.
Serviço
Festival “O Novíssimo Cinema da Paraíba”
Quando? De 5 a 18 de agosto
Onde? No streaming do Belas Artes, em belasartesalacarte.com.br
Valor: Gratuito