Cinebiografia da cantora britânica Amy Winehouse, dirigida por Sam Taylor-Johnson, retrata a curta vida da artista, sua obra e sucessos como 'Rehab' e 'Back to Black'. O filme estreia no Brasil no dia 16 de maio.
“Back to Black”, a cinebiografia da cantora britânica Amy Winehouse, dirigida pela também britânica Sam Taylor-Johnson, estreia no Brasil no dia 16 de maio. Mas na Inglaterra a imprensa já assistiu e emitiu suas opiniões.
O filme fala sobre a vida e a obra de uma das artistas mais conhecidas do século 21, responsável por sucessos como “Rehab" e “Back to Black”, este último também a faixa-título do disco que a colocou no radar pop mundial.
Amy Winehouse morreu em 2011, aos 27 anos de idade, por intoxicação alcoólica, e sua curta trajetória é retratada no filme, com foco maior para a época em que ela compôs e gravou o disco “Back to Black”, que seria o último que ela faria em vida, além de conhecer o homem tido por muitos como o responsável por sua entrada de vez no mundo das drogas: Blake Fielder-Civil, interpretado na telona por Jack O’Connell.
Para o crítico Peter Bradshaw, do jornal inglês The Guardian, o filme é “uma dramatização urgente, calorosa e sincera” da vida de Amy e tem “a simplicidade e até a ingenuidade de uma homenagem de fã”. Bradshaw não poupa elogios para a performance de Marisa Abela (“Barbie”, “Industry”), dizendo que sua atuação é “totalmente envolvente e doce”.
Finalmente, Bradshaw diz que este é o melhor trabalho da carreira da diretora Sam Taylor-Johnson, cujos trabalhos incluem “Cinquenta Tons de Cinza” (2015) e “O Garoto de Liverpool” (2009), sua primeira incursão no universo pop, mostrando a infância e a adolescência de John Lennon, antes de ele encontrar Paul McCartney e, juntos, formarem os Beatles.
No elenco de “Back to Black”, além de Abela e O’Connell, também estão Eddie Marsan, como Mitch Winehouse; e Lesley Manville, como Cynthia Winehouse, respectivamente pai e mãe de Amy. A trilha sonora original ficou a cargo do cantor Nick Cave e de seu parceiro na banda The Bad Seeds, Warren Ellis.
(*) Rodrigo James é jornalista, criador de conteúdo e publica semanalmente a newsletter MALA com notícias, críticas e pensatas sobre cultura pop e entretenimento.