Todo mundo sabe que 'A Pequena Sereia' é um dos maiores sucessos da Disney, mas poucos têm noção de que o desenho de 1989 tirou o estúdio do marasmo e deu início a uma nova fase de muita bonança conhecida como "Renascimento". Não à toa, o live-action estrelado por Halle Bailey, que chega aos cinemas na próxima quinta-feira (25), está dando o que falar desde que foi anunciado. Algumas alterações foram feitas na história de Ariel para torná-la mais atual – uma delas envolvendo o local onde a princesa vive.
A Disney já revelou que o remake se passa nos anos 1830, nas águas próximas a uma ilha fictícia no Caribe. Se considerarmos que a protagonista nasceu ali, isso faria dela uma latina como nós. No entanto, originalmente, a trama não é ambientada no continente americano, e sim na Europa. Calma que a gente explica tudo!
A animação lançada pela Casa do Mickey é livremente baseada no conto de fadas homônimo escrito por Hans Christian Andersen e publicado em 1837. No filme, assim como no texto, sabemos apenas que Ariel mora no reino de Atlântica. Como o autor é dinamarquês, muitos passaram a situar sua narrativa em seu país – há, inclusive, uma estátua da sereia na capital Copenhague.
Essa informação, porém, nunca foi confirmada em seus escritos. Pelo contrário, existem muitos indícios de que o reino de Tritão fica no Mar Mediterrâneo, com alguns fãs mais fervorosos da obra de Andersen sugerindo que o castelo de Eric fica na costa da Itália.
O portal Seven Seas Mermaid cita até trechos do conto para mostrar que a paisagem descrita não corresponde à da Dinamarca: "água clara como cristal", "nas margens colinas verdes cobertas por lindos vinhedos", "laranjeiras e limoeiros no jardim", por aí vai.
Em 2019, a Disney esclareceu de uma vez por todas as dúvidas sobre onde sua Ariel vive. Um vídeo publicado no canal do YouTube Disney Princess diz que a ruivinha cresceu no Mar Meditrrâneo e que o castelo de Eric se encontra em algum lugar da Itália. Confira:
Dinamarca ou Itália – isso já não importa mais, pois o live-action vai trazer Ariel para o nosso lado do Atlântico. Outra mudança importante é que a protagonista tem agora 18 anos, e não mais 16 como na animação da Disney.