Filme de Walter Salles representa o Brasil
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou os indicados ao Oscar 2025 na manhã desta quinta-feira (23/1) em Los Angeles, com a inclusão de "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres na lista de nomeações. O filme brasileiro concorre a três estatuetas, inclusive na categoria principal.
"Ainda Estou Aqui" foi indicado na categoria de melhor filme internacional, em disputa com "A Garota da Agulha", "Emilia Pérez", "A Semente do Fruto Sagrado" e "Flow", e também a melhor filme do ano, enquanto Fernanda Torres repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, concorrendo ao Oscar de melhor atriz por sua atuação como Eunice Paiva no filme de Walter Salles. Ela enfrenta Cynthia Erivo ("Wicked"), Karla Sofia Gascón ("Emilia Pérez"), Mikey Madson ("Anora") e Demi Moore ("A Substância").
Conquista histórica para mãe e filha
Mãe e filha são as únicas na história da premiação a concorrer na categoria por um filme em língua portuguesa. Fernanda Montenegro disputou o prêmio em 1999, por "Central do Brasil", do mesmo diretor. Ela foi a primeira latina indicada a melhor atriz. Depois, vieram Salma Hayek (2002), Catalina Sandino Moreno (2004), Yalitza Aparicio (2018) e Ana de Armas (2022). Nenhuma venceu.
Por coincidência, o Brasil também não disputava o Oscar de melhor filme internacional (na época, filme de língua estrangeira) desde "Central do Brasil", há 26 anos, o que consagra de vez o diretor Walter Salles. Já a qualificação na categoria principal é inédita na história do cinema brasileiro.
Impacto do adiamento dos anúncios
O anúncio dos indicados deste ano foi adiado duas vezes. A lista seria divulgada no dia 17 de janeiro, mas por causa dos incêndios que afetaram Los Angeles a data de votação foi ampliada. O tempo maior para os votantes escolherem os candidatos ao prêmio e o cancelamento de eventos de premiação que poderiam influenciar opiniões podem ter ajudado "Ainda Estou Aqui" e Fernanda Torres, que ficaram em destaque na mídia no período, graças ao lançamento do filme nos Estados Unidos e à vitória da brasileira no Globo de Ouro.
O anúncio dos vencedores do Oscar vai acontecer no dia 2 de março, com transmissão no Brasil a partir das 21h pelo canal pago TNT e pela plataforma Max.