Ambientalista Chico Mendes ganhará cinebiografia com ator de 'Cangaço Novo'

Detalhes do projeto, que inclui também um documentário, foram revelados à Variety

4 out 2024 - 10h08
(atualizado às 13h05)
Chico Mendes inspirou o projeto Chico Vive, que inclui uma cinebiografia, um documentário e um guia de produções sustentáveis
Chico Mendes inspirou o projeto Chico Vive, que inclui uma cinebiografia, um documentário e um guia de produções sustentáveis
Foto: Carlos Ruggi / Estadão / Estadão

O ambientalista e ativista Chico Mendes ganhará uma cinebiografia como parte de um novo projeto que será anunciado na Expocine, que acontece entre 8 e 11 de outubro. Anunciado à Variety antes do evento, o projeto Chico Vive incluirá também um documentário e o desenvolvimento de um manual com recomendações para a produções cinematográficas e televisivas sustentáveis. A produção é do Estúdio Escarlate.

Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra

O documentário será realizado antes, com pretensão de estreia na 30ª Convenção de Mudança Climática da ONU, que acontecerá em novembro de 2025 em Belém. Já a cinebiografia, que escalou o ator Jorge Paz (Cangaço Novo, O Sequestro do Voo 375) como o seringueiro, será filmada em 2026 com estreia marcada para 2027. As duas serão comandadas por Sergio Carvalho e Sergio Machado.

Publicidade

Em declaração para a Variety, a CEO do Estúdio Escarlate, Joana Henning, comentou o projeto: "Chico Mendes é o Mahatma Gandhi da Floresta Amazônica, um herói que passou os últimos anos de sua vida tentando conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação florestal". O estúdio anunciou o projeto como as duas primeiras produções totalmente sustentáveis feitas no Brasil.

Chico Mendes nasceu em Xapuri, no Acre, em 1944, e lutou a favor dos seringueiros da Bacia Amazônica, se tornando um dos mais importantes ativistas políticos brasileiros. Em 1977 ele ajudou a fundar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri e depois foi eleito vereador pelo MDB.

Mendes foi assassinado por um fazendeiro em 1988 e se tornou um símbolo internacional de resistência e ambientalismo, reconhecido pela ONU.

Você sabe quem são os cantores brasileiros que já viraram filmes? Você sabe quem são os cantores brasileiros que já viraram filmes?

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se