O longa 'May December', dirigido por Todd Haynes ('Carol'), estreou no último sábado (20/5) no Festival de Cannes e teve uma recepção calorosa da crítica. Após a exibição, o drama romântico recebeu uma ovação de palmas do público em pé durante seis minutos. O elenco formado por Natalie Portman ('Thor: Amor e Trovão'), Julianne Moore ('Para Sempre Alice') e Charles Melton ('Riverdale') foi bastante elogiado, rendendo uma possível candidatura ao Oscar.
A trama acompanha Elizabeth (Natalie Portman), uma atriz de Hollywood que viaja para a Geórgia para pesquisar sobre a vida de Gracie (Julianne Moore), uma mulher que se tornou notícia após começar um relacionamento com Joe (Charles Melton ), um homem 23 anos mais novo que ela. Enquanto se prepara para o filme sobre o passado do casal, a atriz observa o casamento de Gracie e Joe 20 anos depois do relacionamento virar fofoca nacional.
Com o sucesso no festival, 'May December' se tornou um dos favoritos para a próxima temporada de premiações. De acordo com a Variety, o desempenho de Melton está a altura de uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante, que tem sido um espaço acolhedor para os novatos de Hollywood. Conhecido pelo seu papel como Reggie na série teen 'Riverdale' (2017), a ator teve uma performance que "quase rouba o filme", segundo o veículo.
"As escolhas de Melton para incorporar um homem que nunca teve realmente a chance de ser um adolescente são executadas de forma notável, evidenciando o toque surpreendente de Haynes com seus atores e o que ele pode extrair deles", pontuou o crítico Clayton Davis, da Variety.
Embora tenha ganhado notoriedade pelo longa, Melton já esteve em outros filmes de sucesso, como a adaptação de 'O Sol Também é uma Estrela' (2019) e em 'Bad Boys 3' (2020), além de fazer pequenas aparições em outras produções.
'May December', que concorre à prêmio Palma de Ouro deste ano no festival francês, também marca a quinta parceria entre o diretor Todd Haynes e a atriz Julianne Moore. Os dois já trabalharam juntos em 'Safe' (1995), 'Longe do Paraíso' (2002), 'Não Estou Lá' (2007) e 'Sem Fôlego' (2017).
Com a estreia no festival, o filme procura um estúdio para conduzir a distribuição nos Estados Unidos e internacionalmente. Até o momento, o longa não tem previsão de estreia no Brasil.
Com 20 críticas positivas e duas negativas computadas pelo site Rotten Tomatoes, 'May December' atingiu 91% de aprovação.
Confira abaixo uma cena do longa.