A vida de Janis Joplin, ícone do rock dos anos 1960, finalmente será retratada no cinema. Shailene Woodley, conhecida pela franquia sci-fi "Divergente" e a série "Big Little Lies", vai viver a cantora num filme provisoriamente intitulado "Janis Joplin". Além de estrelar, Woodley será também uma das produtoras do projeto, que será filmado ao longo de 30 dias em Los Angeles.
Assine Amazon Prime e os primeiros 30 dias são pagos pelo Terra
O filme conta com o apoio de uma linha de crédito pública da Califórnia, destinada a cobrir parte do orçamento, que deve girar em torno de US$ 10 milhões. Em um comunicado oficial, Woodley expressou o significado do estado para a trajetória da cantora: "A Califórnia significava muito para Janis Joplin - seja as colinas de San Francisco ou as paredes de madeira de Sunset Sound, o estado se tornou o palco no qual ela explorou não só o mundo da música, mas o mundo de sua humanidade vibrante".
Legado de Janis Joplin
Nascida no Texas, Janis Joplin revolucionou a música com seu estilo único, misturando soul, blues e rock em sucessos como "Piece of My Heart", "Me and Bobby McGee" e "Cry Baby". Sua voz rouca e presença energética no palco marcaram a década de 1960. A cantora morreu tragicamente aos 27 anos, em 1970, vítima de uma overdose de heroína, quando se preparava para lançar seu quarto álbum - o segundo após sair da banda Big Brother and the Holding Company - , intitulado "Pearl", que se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira.
Projeto tem mais de uma década
Tentativas anteriores de levar a história de Janis Joplin ao cinema nunca foram concretizadas. Em projetos anteriores, o desafio chegou a envolver as atrizes Michelle Williams e Amy Adams, sem sair do papel. Para se ter ideia, Brittany Murphy, que faleceu em 2009, foi a primeira escolha para viver a artista - e Brittany sabia cantar. Entre os diretores que estiveram envolvidos, a lista soma o falecido Jean-Marc Vallée ("Big Little Lies"), Lee Daniels (criador da série "Empire") e até o brasileiro Fernando Meirelles ("Cidade de Deus").
A produção de Woodley, que ainda não tem diretor confirmado nem previsão de estreia, jura que finalmente vai realizar o projeto.