Atriz famosa acusa cinema francês de acobertar agressores sexuais

9 mai 2023 - 19h21
Foto: Divulgação / Pipoca Moderna

A atriz francesa Adèle Haenel, vencedora do César (o Oscar francês) pelo longa "Amor à Primeira Briga" (2015) e indicada pelo aclamado "Retrato de Uma Jovem em Chamas" (2019), publicou uma carta aberta explicando porque anunciou sua aposentadoria aos 33 anos no ano passado. Veiculada pela revista francesa Télérama nesta terça (9/5), a carta de Haenel acusou a indústria cinematográfica do país de acobertar agressores sexuais.

A atriz se ausentou do mundo do cinema após a cerimônia do Prêmio César de 2020. Naquele ano, Roman Polanski ("O Oficial e o Espião") ganhou o prêmio de Melhor Diretor. No ano de 1977, o diretor foi preso nos Estados Unidos por estuprar a escritora Samantha Geimer, que tinha 13 anos na época. Embora a vítima tenha declarado não haver remorsos contra o diretor, ele ainda é impedido de retornar aos EUA até hoje.

Publicidade

Na premiação de 2020, Adèle Haenel estava na plateia, concorrendo por "Retrato de Uma Jovem em Chamas", e saiu da cerimônia indignada após ouvir o nome de Polanski. "Bravo pedofilia!", gritou em ironia. Meses antes do evento, Haenel havia acusado o diretor francês Christophe Ruggia ("Les Diables") de tê-la assediado sexualmente durante anos - uma denúncia que alimentou o movimento #MeToo na França.

Desde então, Haenel se desligou do cinema para se dedicar ao ativismo político, além de teatro e dança com a artista Gisèle Vienne. Sua aparição mais recente foi na TV francesa, para apoiar a greve e protestar contra a impopular reforma previdenciária do país.

A atriz chegou a ser incluída na produção do longa "L'Empire", do diretor Bruno Dumont, mas logo em seguida saiu do projeto - que agora é estrelado por Lily Rose-Depp ("The Idol").

Publicidade

Em sua carta, a atriz mantém sua aposentadoria e declara que a sua saída da indústria cinematográfica foi um ato político para denunciar a complacência generalizada em relação a agressores sexuais.

Ainda na publicação, ela referenciou a recente investigação conduzida pelo site francês Mediapart sobre o ator Gerard Depardieu ("Maigret"), que continuou recebendo papéis apesar de ser acusado de violência sexual por 13 mulheres. Haenel também menciona Dominique Boutonnat, o presidente do Centro Nacional de Cinema que, apesar de ter sido indiciado por agressão sexual, foi reconduzido para um segundo mandato à frente da maior instituição cinematográfica da França em julho do ano passado.

Ela aponta que a indústria prefere que as vítimas continuem a "desaparecer e morrer em silêncio". "Eles estão prontos para fazer qualquer coisa para defender seus chefes estupradores, aqueles que são tão ricos que acreditam pertencer a uma espécie superior, aqueles que fazem uma demonstração dessa superioridade… objetificando mulheres e subordinados", declarou.

"Por que o mundo do cinema - reunido colegialmente no César para promover seus filmes - está obsessivamente ansioso para ficar 'alegre'? Para garantir que eles falem sobre 'nada'", questionou. Ela disse que querem que o cinema francês seja "apolítico", enquanto o mundo enfrenta grandes tragédias. Haenel citou a biodiversidade desmoronando, a crescente militarização no Europa e a fome e a miséria que continuam aumentando.

Publicidade

A atriz também criticou que grande parte da indústria cinematográfica está mais preocupada em desculpar acusados como Depardieu, Polanski e Boutonnat, do que em suas vítimas. Ela finalizou a carta declarando que não possui outra arma além de seu corpo e da sua integridade, por isso permanecerá afastada do cinema.

"Não tenho outra arma além do meu corpo e da minha integridade. A cultura do cancelamento no sentido mais primário: Vocês tem o dinheiro, a força e o dinheiro, vocês se deleitam com isso, mas não me terão como sua espectadora. Eu os cancelo do meu mundo. Parto, faço greve, junto-me aos meus camaradas, cuja busca de sentido e dignidade prevalece sobre o dinheiro e o poder", concluiu.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se