O filme "Queer", dirigido pelo italiano Luca Guadagnino ("Me Chame Pelo Seu Nome"), traz uma contribuição especial de Caetano Veloso na trilha sonora. O cantor interpreta, junto de Trent Reznor e Atticus Ross, membros do Nine Inch Nails, a faixa "Vaster Than Empires", composta exclusivamente para o longa e tocada nos créditos finais. A música foi escrita pela dupla com base nos últimos diários do escritor William S. Burroughs, autor do livro que inspirou o filme.
Em entrevista ao Estadão, Guadagnino explicou como surgiu a colaboração: "Sou um grande admirador de Caetano desde criança e sempre sonhei em trabalhar com ele. E ter com ele uma espécie de relacionamento artístico. Propus Veloso e, para minha surpresa, Caetano aceitou." Segundo o cineasta, a canção foi concebida como "uma música de amor dolorosa", capturando a essência melancólica dos escritos de Burroughs.
Enredo inspirado em William S. Burroughs
"Queer" acompanha a história de William Lee, vivido por Daniel Craig, um alter-ego de Burroughs. O personagem é um americano expatriado na Cidade do México nos anos 1950 que desenvolve uma paixão obsessiva por Eugene Allerton, interpretado por Drew Starkey ("Outer Banks"). O filme explora temas como amor, solidão e obsessão, alinhando-se ao tom introspectivo do autor.
Adoração por Caetano Veloso
Esta não é a primeira vez que Guadagnino recorre ao trabalho de Caetano Veloso. Em "Rivais", lançado em abril deste ano, o diretor usou a canção "Pecado", do disco "Fina Estampa" (1994), na trilha sonora. "Ainda não o conheci pessoalmente. Espero muito, muito mesmo, encontrá-lo um dia em breve. Ele é fantástico. Ouço constantemente seu trabalho e sua música", afirmou o cineasta.
A colaboração em "Queer" reforça a admiração do realizador pelo músico brasileiro e marca um momento único na carreira de Caetano, agora ligado à banda Nine Inch Nails em um projeto cinematográfico de grande alcance. Vale lembrar que Trent Reznor e Atticus Ross já ganharam dois Oscars de Melhor Trilha Sonora, por "A Rede Social" (2011) e "Soul" (2021), mas ainda não conquistaram o troféu de Melhor Canção Original.