Os cinemas recebem um dos filmes mais cotados para prêmios do Oscar 2026. 'Tár' deve render, ao menos, uma estatueta a Cate Blanchett, favoritíssima ao Oscar de Melhor Atriz por seu desempenho como uma maestrina abusiva, frustrada e genial em crise. Apesar disso, os filmes com maior distribuição são o thriller de ação 'Alerta Máximo', com Gerard Butler, e a comédia 'O Pior Vizinho do Mundo', com Tom Hanks.
A programação também tem comédia juvenil brasileira, show de Billie Eillish e terror trash. Confira abaixo os lançamentos desta quinta (26/1).
| 'ALERTA MÁXIMO' |
O thriller de ação traz Gerard Butler ('Invasão ao Serviço Secreto') como um piloto de voo comercial que se vê forçado a aterrissar seu avião lotado numa zona de guerra por causa de uma terrível tempestade. Mas escapar do desastre é só o começo da história. Em pouco tempo, ele precisa se juntar a um criminoso algemado (Mike Colter, o Luke Cage) para salvar seus passageiros, que são aprisionados por guerrilheiros.
De forma curiosa, essa história lembra um pouco a premissa de 'Eclipse Mortal' (2000), só que sem os elementos de ficção científica. Mas a crítica americana entrou a bordo, considerando o longa melhor que as produções genéricas de ação estreladas pelo ator escocês nos últimos anos – 76% de aprovação no Rotten Tomatoes. Os méritos pertencem ao diretor francês Jean-François Richet, que vem causando boas impressões desde seu clássico 'Inimigo Público nº 1' (2008).
| 'TÁR' |
Um dos filmes mais premiados da temporada traz Cate Blanchett ('O Beco do Pesadelo') em papel que pode lhe render seu terceiro Oscar – e que muitos consideram o melhor desempenho de sua carreira. Ela vive a fictícia Lydia Tár, uma aclamada compositora que se torna a primeira maestrina feminina de uma orquestra alemã após conquistar consagração em diferentes indústrias do entretenimento – vencedora do Emmy, do Grammy, do Oscar e do Tony. Mas apesar de suas realizações, encontra-se sob pressão em Berlim, durante a gravação de sua última sinfonia, o que desencadeia uma série de atitudes questionáveis. Ela acha que está acima de tudo e todos, e se mostra tão egocêntrica que não percebe como seu mundo está prestes a desabar.
'Tár' é o terceiro longa do diretor Todd Field, que foi indicado ao Oscar por 'Entre Quatro Paredes' (2001) e 'Pecados Íntimos' (2006) e estava há 16 anos sem filmar. E vale destacar que, além da direção e da interpretação, a trilha sonora também tem papel de relevo na obra, concebida por Hildur Guðnadóttir, a compositor islandesa que venceu o Oscar 2020 de Melhor Trilha por 'Coringa'.
| 'O PIOR VIZINHO DO MUNDO' |
O remake da premiada comédia sueca 'Um Homem Chamado Ove' traz Tom Hanks como um viúvo mal-humorado, que não vê nenhum prazer na vida e odeia a humanidade. Além de ter perdido seu grande amor, sua infelicidade é exacerbada por estar aposentado e não ter alegria em fazer nada, a não ser criticar os vizinhos.
Quando seus pensamentos se tornam mais sombrios, sua existência sobre uma abalo com a chegada de novos vizinhos, uma família disposta a inclui-lo em suas vidas. Ignorando sua vontade de ser deixado em paz, eles começam a tirá-lo da letargia, até conseguir fazê-lo rir.
Com roteiro de David Magee ('A Escola do Bem e do Mal') e direção de Marc Foster ('Guerra Mundial Z'), a refilmagem também destaca Mariana Treviño ('A Casa das Flores'), Manuel Garcia-Rulfo ('Esquadrão 6') e Rachel Keller ('Legião') em seu elenco.
| 'A ÚLTIMA FESTA' |
Na comédia romântica juvenil de Matheus Souza ('Ana e Vitória'), a última festa é a formatura da escola. Diferentes colegas se encontram para a despedida e vivem suas histórias de forma paralela na noite do evento, a maioria como casais. Um casal decide terminar para curtir a vida, enquanto outro se conhece em uma situação improvável. Um grupo de amigos discute depois que um segredo é revelado. E duas amigas descobrem um novo sentimento entre elas.
O elenco traz Marina Moschen ('No Mundo da Luna'), Christian Malheiros ('Sintonia'), Victor Lamoglia ('As Seguidoras'), Leo Cidade ('Diários de Intercâmbio') e Giulia Gayoso ('Malhação').
| 'A PROFECIA DO MAL' |
O terror de temática católica envolve clonagem do sangue do Santo Sudário e uma seita satanista com planos para um novo 'Bebê de Rosemary'. E quem surge para impedir essa blasfêmia é ninguém menos que o Arcanjo Miguel, com identidade secreta e superpoderes. Sem atores conhecidos ou orçamento para efeitos caprichados, o filme de conceito trash tem apenas 29% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes.
| 'BILLIE EILISH LIVE AT THE O2 (EXTENDED CUT)' |
Apresentação completa do show do ano passado na O2 Arena, de Londres. Apesar de ser uma etapa da turnê 'Happier than Ever', a cantora aproveitou a filmagem para incluir no repertório todos os hits de sua carreira. São ao todo 27 canções, além de momentos de bastidores e a interação entre Billie e seu público. A direção é de Sam Wrench, especialista em documentários de shows, que já comandou filmes do BTS, Lizzo e Jennifer Lopez.