"Coringa: Delírio à Dois" é aplaudido por 10 minutos no Festival de Veneza, mas divide a crítica

Atuação de Lady Gaga é vista como maior destaque, mas críticos apontam que o enredo é monótono

4 set 2024 - 19h27
Foto: Divulgação/Warner Bros. / Pipoca Moderna

O aguardado "Coringa: Delírio à Dois" fez sua estreia mundial nesta quarta-feira (6/9) no Festival de Veneza, trazendo Joaquin Phoenix de volta ao papel de Arthur Fleck, desta vez ao lado de Lady Gaga, que interpreta Harley Quinn. O filme foi recebido com uma ovação de 10,5 minutos na prestigiada Sala Grande do Palazzo del Cinema, enquanto os fãs gritavam "Ga-ga, Ga-ga!" em homenagem à cantora e atriz.

Publicidade

Recepção calorosa no festival

Todd Phillips, que dirigiu o original e a sequência, se juntou aos protagonistas durante a exibição. O primeiro filme da franquia, "Coringa", também estreou em Veneza há cinco anos, conquistando o Leão de Ouro e garantindo a Joaquin Phoenix o Oscar de Melhor Ator. A continuação manteve a mesma energia no festival, com os aplausos direcionados principalmente ao trabalho de Phoenix e Gaga, que protagonizam várias cenas musicais românticas em meio à atmosfera sombria de Gotham.

Críticas divididas sobre a sequência

Apesar da calorosa recepção no festival, as críticas publicadas após a exibição têm sido mistas. A maioria dos críticos elogiou as atuações, mas apontou que o filme não conseguiu alcançar o mesmo impacto narrativo do original. A revista The Hollywood Reporter observou que o longa, com suas 2 horas e 15 minutos de duração, "parece narrativamente um pouco superficial e, às vezes, monótono". O Variety também foi pouco favorável, descrevendo a obra como "ambiciosa e superficialmente ousada, mas no fundo, é uma sequência excessivamente cautelosa". Já o IGN deu uma nota 5/10 e afirmou que, apesar do esforço de Phoenix e Gaga, o filme desperdiça seu potencial como um musical, um drama de tribunal e uma sequência que tenha algo significativo a dizer ou a acrescentar ao primeiro 'Coringa'."

Expectativas para o futuro da franquia

O primeiro "Coringa" arrecadou mais de US$ 1 bilhão nas bilheterias e colocou grandes expectativas sobre a continuação. Na entrevista coletiva antes da première, o diretor Todd Phillips reconheceu o peso do sucesso anterior e admitiu que estava "mais nervoso" ao trabalhar na sequência. "É muito mais fácil entrar em algo como um insurgente do que como o titular", afirmou.

Publicidade

A ideia de fazer um musical

Phillips e Phoenix concordaram, segundo disseram em Veneza, que se fizessem uma continuação, "ela teria que ser audaciosa e como se estivéssemos realmente apostando alto"', de acordo com o diretor. Eles se perguntaram: 'Podemos fazer algo inesperado como o primeiro, mesmo sendo uma sequência?" A opção foi por criar um musical, ideia que teria surgido num sonho de Phoenix. "Tive um sonho em que estava atuando como Coringa, fazendo canções, e liguei para Todd porque achei que poderia haver algo ali", disse o ator na entrevista coletiva.

Gaga e Phoenix, que aumentam a intensidade em "Delírio à Dois", só tiveram elogios um para o outro durante a apresentação para a imprensa, com a megaestrela pop descrevendo trabalhar com seu colega ator como "uma brisa". Ela disse aos repórteres: "Eu realmente gostei, e foi uma experiência completamente diferente de qualquer outra que já tive com outro ator. Ele é incrivelmente solto e livre."

Personagens da produção

No filme, Lady Gaga interpreta Lee, uma paciente do Asilo Arkham, onde Arthur Fleck está preso. Ela forma uma conexão romântica quando Arthur, aguardando julgamento pelo assassinato de cinco pessoas, se junta a um grupo de musicoterapia. Lee vê o Coringa em Arthur e tenta trazer seu alter ego de volta à tona.

O elenco também traz de volta Zazie Beetz como Sophie Dumond, vizinha de Arthur em "Coringa", numa breve aparição como testemunha no julgamento, que tem a acusação liderada pelo jovem promotor assistente Harvey Dent (Harry Lawtey), antes de se tornar seu alter ego vilanesco Duas-Caras.

Publicidade

A estreia comercial está marcada para 3 de outubro nos cinemas brasileiros, um dia antes do lançamento nos Estados Unidos.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se