Ángel Manuel Soto, diretor de 'Besouro Azul', confirmou que o herói interpretado por Xolo Maridueña ('Cobra Kai') faz parte do novo DCU (Universo da DC) orquestrado por James Gunn e Peter Safran. A notícia chega como um alívio para os fãs dos quadrinhos, após a nova diretoria do estúdio descartar diversos projetos que faziam parte dos antigos planos da Warner Bros. no cinema.
Em entrevista com a revista Total Film, o cineasta porto-riquenho ainda garantiu que o personagem aparecerá nos próximos projetos do estúdio. "Nós fazemos parte desse universo, fazemos parte desse mundo, fazemos parte dos planos que eles têm criado para as futuras produções do DCU", confessou Soto.
Embora o filme tenha sido produzido antes de Gunn e Safran assumirem o comando do estúdio, o diretor enfatizou que ele não se prende aos eventos dos filmes do apelidado Snyderverse, como 'Liga da Justiça' (2017) e o recente 'The Flash' (2023).
"Sim, nosso filme se passa no mundo onde os super-heróis existem", esclareceu. "Mas isso não significa que um evento específico, ou uma determinada aliança, ou certas coisas do passado ditem para onde nosso filme está indo".
O diretor também declarou que planeja uma trilogia de filmes para o herói. "Nosso primeiro filme, da maneira que queríamos fazer, sempre foi com a mentalidade de que queríamos fazer mais dois, pelo menos", acrescentou. "E seguindo a estrutura tradicional de três atos de uma história, queríamos que nosso primeiro filme fosse praticamente o primeiro ato de uma saga".
Primeiro herói do novo DCU
James Gunn já havia confirmado que o Besouro Azul será o primeiro herói do DCU a aparecer nas telonas, enquanto o primeiro filme totalmente produzido como parte DCU será 'Superman: Legacy'.
Dessa forma, o recém-lançado 'The Flash' e o vindouro 'Aquaman: O Reino Perdido', que estreia em dezembro, não fazem parte do universo que Gunn e Safran estão criando na Warner. Com isso, os heróis interpretados por Erza Miller e Jason Momoa não devem mais aparecer nas produções futuras do estúdio.
'Besouro Azul' é centrado na terceira e mais recente versão do personagem nos quadrinhos, o que torna a produção o primeiro filme de super-herói latino feito nos EUA. A história acompanha o jovem Jaime Reyes (Xolo Maridueña). Após abrir um pacote misterioso que recebe de ninguém menos que Bruna Marquezine ('Maldivas'), ele se transforma no hospedeiro de uma arma de outro mundo.
Ao se fundir à sua espinha, o traje tecnológico extraterrestre possibilita ao adolescente do Texas aumentar sua velocidade e sua força, além de materializar armas, asas e escudos. Só que a "mente" alienígena do traje tem uma agenda própria e não é sempre que obedece aos comandos do jovem.
O roteiro foi escrito por por Gareth Dunnet-Alcocer (do remake de 'Miss Bala'), a direção é de Ángel Manuel Soto ('Twelve') e o elenco ainda destaca Susan Sarandon ('Thema e Louise') como vilã.
A estreia acontece em 17 de agosto no Brasil, um dia antes do lançamento nos EUA.