A ficção científica costuma explorar uma realidade paralela e é sempre um ótimo meio para investigar as questões mais profundas e complexas da existência e da humanidade. Nem sempre para chegar a conclusões claras, mas sempre para avaliar elementos que não nos rodeiam, mas que não levamos em conta até que seja tarde demais.
Poucos conseguem trazer essa profundidade intelectual e até emocional para grandes filmes, mas Denis Villeneuve conseguiu se posicionar naquela liga de privilegiados que podem ter tudo. 'Duna,' 'A Chegada' e 'Blade Runner 2049' são seus esforços mais ambiciosos de escala, embora seu domínio do gênero já tenha sido apreciado em produções menores, como o fascinante 'O Homem Duplicado'.
Quem é você x quem sou eu
Adaptando um romance de José Saramago sobre um homem duplicado (literalmente, "O Homem Duplicado"), o cineasta canadense oferece uma das mais inquietantes e perturbadoras obras de fantasia do cinema recente estrelado por Jake Gyllenhaal, que se encontrava num dos momentos mais doces da sua carreira. Esta joia pode ser vista por aluguel no Amazon Prime Video e na Apple TV.
Gyllenhaal interpreta um professor de história indefinido preso na monotonia da vida. Um dia, ele assiste a um filme e faz uma descoberta chocante: o ator do filme é fisicamente idêntico a ele. O professor começa a ficar obcecado com este acontecimento, vendo mais filmes deste intérprete, indagando sobre sua vida pessoal e considerando que é uma duplica…