Quando você ouve a combinação ficção científica + Keanu Reeves, a primeira coisa que provavelmente pensa é 'Matrix' ou então, nada muito além, talvez, das obras 'O Dia em que a Terra Parou' ou 'Bill & Ted'. Poucos pensarão em 'O Homem Duplo', que é justamente um dos melhores filmes já feitos pela estrela.
Sobre o que é o pouco notado 'O Homem Duplo'?
Richard Linklater (Boyhood) filmou 'O Homem Duplo' em 2007, baseado em um modelo do gênio da ficção científica Philip K. Dick, que também forneceu as histórias para 'Vingador do Futuro' e 'Blade Runner' – ambos clássicos do gênero. A adaptação de 'O Homem Duplo' recebeu significativamente menos atenção.
No futuro desta trama, os Estados Unidos perdem a guerra contra as drogas. Como tantos outros, o investigador disfarçado Fred (Keanu Reeves) é viciado na droga Substância D, que leva a personalidades divididas nos usuários. Assim, nasce o traficante Bob ao lado de Fred. Um dia, Fred recebe a ordem de se monitorar e uma confusão de torcer o cérebro começa.
O que torna 'O Homem Duplo' tão bom e perturbador?
1: A ótica
A rotoscopia foi usada em 'O Homem Duplo', fazendo com que os personagens e seu mundo parecessem uma animação. No entanto, as linhas dos rostos das estrelas permanecem, Keanu Reeves é claramente reconhecível, assim como Robert Downey Jr. e Woody Harrelson. O olhar oscila entre a alienação deliberada e o claro realismo. O estilo funciona como uma espécie de sinal de alerta para o público não confiar no que vê. Nem os personagens.