O ator Ethan Hawke ("Antes do Amanhecer") vai protagonizar o suspense "The Last of the Tribe". Ambientado na Amazônia, o filme terá produção de Fernando Meirelles ("Cidade de Deus"), direção de Claudio Borrelli ("Urubus") e roteiro do americano Mark Bailey ("Queda Livre: A Tragédia do Caso Boeing").
Trama e contexto
A trama acompanha William Phelan (Hawke), um policial corrupto de Chicago que se tornou assassino de aluguel. Phelan se encontra na floresta amazônica com a missão de assassinar o último sobrevivente de uma tribo indígena sem contato com a civilização. A sinopse oficial descreve o filme como a história de um homem destroçado em uma encruzilhada improvável, que encontra a oportunidade de salvar uma vida e recuperar a sua alma.
Declarações de Fernando Meirelles
"Nesta semana, em que o Sul do Brasil é inundado na pior tragédia que o país já viveu, a Petrobras, a petrolífera estatal, planeja explorar petróleo na Amazônia. Um filme que fala sobre priorizar os interesses comerciais em detrimento da preservação da maior floresta do mundo não poderia ser mais urgente", disse Meirelles à Variety.
O projeto é descrito pelos seus criadores como "genuinamente global e intensamente relevante". Eles salientam que, quando o último membro da tribo Tanarus morreu em 2022, seu falecimento causou comoção global.
Apesar disso, a adaptação do livro homônimo do jornalista Monte Reel não é novidade em Hollywood. Em 2010, Doug Liman ("A Identidade Bourne") negociou para dirigir o filme, que já tinha roteiro de Bailey. Mas o projeto não saiu do papel. Meirelles assumiu a frente da produção, via sua empresa O2, e o longa agora terá direção de Borrelli.