A arquiteta e ilustradora Ornella Savini surpreendeu seus seguidores ao publicar nas suas redes sociais um vídeo da sua família. Isso porque a colagem de pequenos filmes revela uma casa que ficou familiar aos milhares de brasileiros que foram assistir ao filme Ainda estou aqui, candidato brasileiro ao Oscar.
Ornella e sua família moraram no imóvel usado como set de filmagens para o longa de Walter Salles entre setembro de 2019 e janeiro de 2022.
"Se você chorou muito vendo esse filme, imagina pra gente que morou na casa antes da gravação", diz o post de Ornella.
Fernanda Torres, que protagoniza o filme, reagiu à publicação de Ornella que tem mais de 760 mil visualizações.
O filme conta a história de Eunice Paiva (Fernanda Torres), que foi casada com o empresário e ex-deputado Rubens Paiva sequestrado e morto pelo regime militar que governou o Brasil entre os anos 1964 e 1985.
A casa original onde a família Paiva morava ficava no Leblon e não existe mais. A produção encontrou, então, uma casa semelhante na Urca, bairro da Zona Sul do Rio.
Para o filme, o imóvel passou por algumas reformas. As paredes foram envelhecidas com uma tinta especial e o portão elétrico foi substituído por um mais condizente com a época dos acontecimentos retratados no filme.
A equipe de produção do filme fez ainda adaptações no muro e na varanda da casa onde Ornella morou com a sua família.
Uma outra coincidência curiosa marca essa história. É que, no ensino médio, Ornella foi colega de escola da atriz Luiza Kosovski, que interpreta Eliana Paiva, filha de Eunice e Rubens, ainda jovem.