Famosos festejam Fernanda Torres e "Ainda Estou Aqui" no Oscar: "Totalmente indicados"

Artistas e internautas comemoram as nomeações históricas do filme de Walter Salles em suas redes sociais

23 jan 2025 - 14h15
(atualizado às 14h33)
Foto: Instagram/Selton Mello / Pipoca Moderna

Mensagens de apoio e emoção

Personalidades brasileiras celebraram nesta quinta-feira (23/1) as três indicações ao Oscar recebidas por "Ainda Estou Aqui". O longa de Walter Salles concorre às categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz, com Fernanda Torres.

Publicidade

Marina Ruy Barbosa compartilhou sua emoção ao comentar uma publicação de Selton Mello, integrante do filme: "Chorando horrores aqui. Que momento!". Camila Pitanga definiu o feito como "Histórico", enquanto Ary Fontoura declarou: "Que maravilha". Alexandre Nero lembrou o período da cerimônia: "E vai ser no carnaval! É tudo nosso". Larissa Manoela também celebrou, lembrando um meme famoso de Fernanda Torres em seu Stories: "Totalmente indicados e aclamados. Viva". José de Abreu ecoou: "Viva, Nanda".

Giovanna Ewbank brincou sobre acompanhar as reações do elenco: "Gente, como assim não temos câmeras ao vivo na casa de Dona Fernandona e Dona Fernandinha? Eu quero ver a lágrima do Selton, a cara do elenco recebendo a notícia". E o autor de novelas Walcyr Carrasco disse estar feliz em ver o cinema nacional brilhar.

"Estou em prantos", disse Tatá Werneck sobre sua reação. "Eu gritei, chorei, abracei quem tava perto de mim", descreveu Camila Queiroz.

Publicidade

O diretor Kleber Mendonça Filha ainda refletiu: "Toda vez [que] a Cultura Brasileira se fortalece, a burrice se enfraquece. Viva!"

Celebração poética

Selton Mello, parceiro de Fernanda no longa, foi mais eloquente e praticamente fez poesia. "Fizemos um filme, ele nasceu vitorioso por motivos variados: por lembrar o que jamais pode ser esquecido, por comover com uma beleza austera, por encher as salas de cinema de novo, por levar nossa sensibilidade para o mundo, por recuperar nossa autoestima cultural, por abrir tantas portas para outros que virão", escreveu.

Ele também ressaltou como o filme tocou o público e ultrapassou barreiras. "Por ter criado algo emocionalmente poderoso, por alcançar o raro equilíbrio entre estética & ética, por ser sublime em sua justa simplicidade. Muitas camadas. Nosso país precisava desse filme. O mundo todo precisava desse filme, nesse exato momento", seguiu.

A postagem ainda destaca a relevância histórica da indicação do Brasil à categoria de Melhor Filme: "Três indicações ao Oscar. Com a de melhor filme, nós entramos para a história. Para sempre. Ainda estamos aqui. Eunice, Rubens, nós & vocês." Ele completou citando o ex-deputado Rubens Paiva, a quem interpretou no filme e que foi assassinado pela ditadura militar brasileira, e sua viúva Eunice Paiva, papel de Fernanda Torres.

Reações do público

Nas redes sociais, internautas também se animaram com as indicações. "O Oscar já cai no carnaval para a gente fazer festa com as vitórias", escreveu um usuário. Outro já antecipou a celebração grandiosa para as possíveis vitórias: "'Melhor não criar expectativas'. Eu já imaginando Fernanda Torres, Selton Mello e Walter Salles num caminhão de bombeiros passando pelas principais avenidas do Brasil ao som de 'Poeira' da Ivete Sangalo".

Publicidade

Feito histórico

A lista de indicados ao Oscar 2025 foi divulgada na manhã desta quinta-feira (23), em Los Angeles, com destaque para o longa de Walter Salles.

"Ainda Estou Aqui" é o primeiro filme brasileiro a disputar a categoria de Melhor Filme no Oscar. Fernanda Torres, por sua vez, repete o feito de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada a Melhor Atriz em 1999 por "Central do Brasil", também dirigido por Walter Salles. Além disso, o drama brasileiro também concorre ao prêmio de Melhor Filme Internacional.

No filme, inspirado na história real de Eunice Paiva, Fernanda interpreta a ativista política que enfrentou a repressão da ditadura militar brasileira após o desaparecimento do marido, o deputado Rubens Paiva, vivido por Selton Mello.

A cerimônia do Oscar acontecerá no domingo de carnaval (2/3), com transmissão no Brasil pela TNT e pela Max, a partir das 21h.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se