Repercussão internacional da vitória brasileira
A vitória de Fernanda Torres como Melhor Atriz em Filme de Drama no Globo de Ouro 2025, realizado neste domingo (5/1), repercutiu amplamente na imprensa internacional, que classificou o resultado como a grande surpresa do evento. A atriz brasileira superou Pamela Anderson, Angelina Jolie, Nicole Kidman, Tilda Swinton e Kate Winslet na categoria.
Publicações destacam discurso e surpresa
O jornal Los Angeles Times definiu a vitória de Fernanda Torres como "a maior reviravolta" da edição de 2025. Já a revista Vanity Fair, que publicou um perfil elogioso da atriz em novembro, destacou o discurso "emocionante" feito por Fernanda ao receber o prêmio, no qual ela mencionou sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada ao Globo de Ouro em 1999.
A revista The Hollywood Reporter também ressaltou o impacto da premiação, destacando que a brasileira "derrotou um grupo cravejado de estrelas indicadas ao prêmio de Melhor Atriz em Filme de Drama".
O jornal Washington Post reforçou a dificuldade da disputa e elogiou a complexidade da personagem de Fernanda. "Mas Fernanda Torres superou todas elas, vencendo por seu papel em 'Ainda Estou Aqui', de Walter Salles, como uma mulher lutando contra o desaparecimento forçado de seu marido na ditadura militar brasileira", escreveu a repórter Sonia Rao, que também elogiou o discurso improvisado da atriz.
Análise sobre impacto no Oscar
O New York Times, que classificou a vitória como "inesperada", apontou que a conquista de Fernanda Torres torna a corrida ao Oscar ainda mais imprevisível. A cerimônia do Oscar será realizada no dia 2 de março, com a divulgação das indicações prevista para 17 de janeiro.
A feito da atriz, primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro de Melhor Atriz, consolidou o reconhecimento de seu trabalho e chamou a atenção do público internacional para "Ainda Estou Aqui", que também ganhou força como candidato na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar.