Ator estava sob cuidados paliativos
Geoffrey Deuel, ator conhecido por interpretar Billy the Kid no filme "Chisum - Uma Lenda Americana" (1970), estrelado por John Wayne, morreu no domingo (24/12) aos 81 anos. Ele estava sob cuidados paliativos em Largo, na Flórida, após enfrentar doença pulmonar obstrutiva crônica, conforme informou sua esposa, Jacqueline Deuel.
Carreira na TV e no cinema
O ator nasceu em 17 de janeiro de 1943 em Lockport, Nova York, e foi criado em Penfield. Filho de um médico e de uma enfermeira, estudou no Penfield High School, no Ithaca College e na Syracuse University antes de seguir os passos do irmão em Hollywood, em 1965.
Deuel marcou presença em diversos episódios de séries clássicas da TV entre os anos 1960 e 1970, incluindo participações em "Os Monkees", "Chaparral", "A Noviça Voadora", "Mod Squad", "Mannix", "Missão Impossível", "Planeta dos Macacos" e "Têmpera de Aço".
Sua estreia no cinema ocorreu em "Chisum", onde foi destacado nos créditos de abertura e elogiado pelo The New York Times por sua atuação como um vingativo Billy the Kid. Em 2023, sua interpretação foi classificada como uma das melhores representações do pistoleiro adolescente na história do cinema pelo site Screen Rant.
Sua carreira, porém, desandou após a morte do irmão.
Tragédia na família
Geoffrey era irmão de Peter Dueul, que adotou o nome artístico de Pete Duel e ficou conhecido por seu papel como Hannibal Heyes na série de western "Smith & Jones". Pete cometeu suicídio em 31 de dezembro de 1971, durante a 2ª temporada do programa.
"Você nunca supera um choque como esse", disse Geoffrey em uma entrevista em 2018. Sua esposa acrescentou: "Eles eram muito próximos. Realmente se amavam e cuidavam um do outro".
Os dois trabalharam juntos em um episódio da série "Os Audaciosos", exibido em fevereiro de 1971, menos de um ano antes da morte de Peter.
Impacto na carreira
A tragédia o afastou das telas por dois anos, e após uma tentativa de retomar a carreira com participações em diversos episódios televisivos em 1974 e 1975, sumiu de Hollywood, só voltando a aparecer nove anos depois para uma figuração e um papel num telefilme.
Longe das telas, atuou em peças de teatro na região de Ybor City, em Tampa, e concluiu um mestrado na Universidade do Sul da Flórida. Mais tarde, trabalhou como professor substituto por vários anos e se casou com Jacquelline Deuel, com quem viveu por quatro décadas.