Karla Sofía Gascón elogia Fernanda Torres na disputa pelo Oscar

A protagonista de "Emilia Pérez" destacou a atuação da brasileira e lamentou ataques recebidos pelo longa nas redes sociais

22 jan 2025 - 17h22
Foto: Instagram/Saskia Lawaks / Pipoca Moderna

Apoio a Fernanda Torres na temporada de premiações

Durante sua passagem no Brasil nesta semana para divulgar "Emilia Pérez", que estreia no país em 6 de fevereiro, Karla Sofía Gascón exaltou o trabalho de Fernanda Torres, sua concorrente na temporada de premiações. Em entrevista à imprensa brasileira, a espanhola afirmou que a atriz de "Ainda Estou Aqui" merece todo o reconhecimento possível.

Publicidade

"Eu conheci a Fernanda pessoalmente. Ela é uma mulher maravilhosa e uma atriz incrível, que merece todo o reconhecimento do mundo", declarou Gascón à Folha de S. Paulo. "Fiquei muito feliz com o Globo de Ouro dela e por estarmos juntas nesta temporada de premiações. Dá para ver que, como eu, ela põe muito amor no trabalho que faz. Ela é uma mulher que merece todo tipo de prêmio."

Ambas estão entre as favoritas à indicação de melhor atriz no Oscar, cujo anúncio ocorre nesta quinta-feira (23/1). Na cerimônia do Globo de Ouro, Gascón competiu em uma categoria separada, como atriz de comédia ou musical, e perdeu para Demi Moore por "Substância", enquanto Torres venceu em sua ala de drama.

Camaradagem entre concorrentes

Apesar da competição, Gascón minimizou qualquer rivalidade. "Isto não é uma competição. Há pessoas que gostam mais do meu trabalho do que outras, e ponto. Se a Fernanda vencer, ótimo. Se eu vencer, a mesma coisa", afirmou. Ela revelou ainda que mantém contato próximo com Demi Moore, que a derrotou no Globo de Ouro, destacando um clima amistoso entre as concorrentes.

Publicidade

Torres também já havia mencionado a boa relação entre as atrizes, destacando que Gascón a apresentou a estrelas como Nicole Kidman durante um jantar pré-Globo de Ouro.

Competição com "Ainda Estou Aqui"

Gascón, no entanto, não conseguiu assistir a "Ainda Estou Aqui" devido à agenda de compromissos ligados à divulgação de "Emilia Pérez". Ela aproveitou para lamentar as críticas recebidas por "Emilia Pérez" de fãs do filme brasileiro, e o clima de competição entre as duas obras criado nas redes sociais.

"Não gosto disso. Acho feio usarem a minha atuação ou o meu filme como uma plataforma para elogiar Fernanda Torres ou o filme dela, entende? Para ressaltar o trabalho de uma atriz, não é necessário desmerecer o trabalho de outra", ela reclamou ao jornal O Globo. "Espero que Fernanda ganhe todos os prêmios do mundo. Não acho que eu seja mais merecedora do que ela. Mas acho ridículo esse jogo montado nas redes sociais para destroçar a minha atuação e o meu filme".

Embora seja um dos filmes mais premiados da temporada, "Emilia Pérez" também é um dos mais criticados. A história do mafioso mexicano que muda seu sexo foi duramente atacado no México. Tudo foi alvo de reclamações, desde a representação do país no filme, incluindo o fato de nem o diretor nem as atrizes principais serem mexicanas, até os estereótipos negativos relacionados à transexualidade.

Publicidade

Gascón, que é transexual, rejeitou as críticas. "Há uma turma nas redes sociais que trabalha para desmoralizar o trabalho dos outros, como o meu. Isso não leva a lugar nenhum", declarou à Folha.

Pipoca Moderna
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se