Com meio ano de diferença, foram lançados em 1998 dois filmes sobre a Segunda Guerra Mundial que dificilmente poderiam ser mais diferentes. Um deles, 'O Resgate do Soldado Ryan', de Steven Spielberg, com Tom Hanks, foi um sucesso de bilheteria e ganhou cinco Oscars. O outro nem mesmo ganhou seu orçamento e saiu de mãos vazias no Oscar, apesar de sete indicações.
Ambos são considerados atualmente entre os melhores filmes de guerra da década. Mas, se você ainda não viu o segundo, 'Além da Linha Vermelha', pode assisti-lo agora mesmo no Star+.
Sobre o que trata o filme de guerra de Terrence Malick
Enquanto 'O Resgate do Soldado' Ryan trata da libertação da Europa Ocidental na Segunda Guerra Mundial, 'Além da Linha Vermelha' se passa na Guerra do Pacífico em 1942, quando americanos e japoneses estão lutando por ilhas como Guadalcanal, uma ilha nas Ilhas Salomão. Essas maravilhas naturais idílicas eram pouco habitadas, mas possuíam grande importância estratégica. O longa narra a história de uma companhia do Exército dos EUA que precisa conquistar um campo de pouso na ilha.
A estrutura é muito mais episódica do que no trabalho de Spielberg. Enquanto em Spielberg um grupo fixo de soldados é dizimado a cada quilômetro percorrido, 'A Linha Vermelha' salta de forma impressionista de um destino para outro, abordando a vida de um soldado que se apaixona pelo paraíso verde e acorda no inferno, enquanto outro sonha em voltar para casa e para sua esposa.
DiCaprio, Depp, Pitt e outros astros de Hollywood queriam participar do filme de guerra
Na época, as estrelas de Hollywood estavam fazendo fila para a filmagem. Astros como Johnny Depp e Brad Pitt fizeram testes para o papel do soldado Witt e Leonardo DiCaprio também se reuniu com o diretor Terrence Malick para tratar do assunto. Afinal de contas, esse seria o primeiro filme do lendário diretor, 20 anos depois de 'Cinzas no Paraíso'.
No final, o papel foi para um desconhecido: Jim Caviezel (que mais tarde faria o papel de Jesus em 'A Paixão de Cristo', de Mel Gibson) deu um rosto a Witt, enquanto outros papéis importantes no conjunto foram encarnados por Ben Chaplin, Elias Koteas, Sean Penn, Adrien Brody e Nick Nolte. Estrelas como George Clooney e John Travolta aparecem em pequenas participações especiais, enquanto outras estiveram envolvidas na preparação e nas filmagens, mas não aparecem na versão final, incluindo Mickey Rourke e Bill Pullman.